Publicidade

WhatsApp começa a permitir que usuários escondam quando estão online

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Setembro de 2022 às 09h57

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp Beta para Android começou a liberar o recurso de esconder seu status online para testadores. A novidade vai permitir que você fique conectado e converse com contatos específicos sem despertar a atenção de outras pessoas.

O print de tela compartilhado pelo site especializado WABetaInfo mostra como o mecanismo de privacidade deve funcionar. Você poderá definir quem verá quando está conectado: todos ou "igual ao Visto por último". Ao escolher a segunda opção, o WhatsApp exibirá seu status somente para quem está na mesma regra do recurso mencionado.

Continua após a publicidade

A diferença entre o "Visto por último" e o "Online" é a exibição momentânea. No primeiro, você escolhe se quer mostrar ou não quando abriu o Zap pela última vez, com a marcação do dia e horário em que isso ocorreu. Já o segundo se aplica à conversa: quando você abre um chat, a mensagem abaixo do seu nome troca para Online, o que indica que você está com o programa rodando naquele momento.

Este aviso pode ser inconveniente quando a pessoa está fora do horário de trabalho ou simplesmente não deseja conversar com ninguém naquele momento. Quando aparece como conectado, o remetente da mensagem saberá que foi ignorado, o que pode causar desconforto.

Como esconder o status online no WhatsApp

Hoje já é possível esconder a informação "Visto por último" de todos ou de pessoas específicas, mas não dava para conversar de "modo furtivo", já que todas as pessoas autorizadas saberiam quando o usuário estivesse online. Com a mudança, você poderá fazer com que apenas determinado um contato veja quando você está com o aplicativo aberto.

Continua após a publicidade

Para saber se você foi um dos contemplados, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra as Configurações do WhatsApp;
  2. Navegue até Conta e procure por Privacidade;
  3. Se você vir a opção “Visto por último e online”, significa que o recurso já está disponível.

Caso isso não apareça, você verá somente a opção "Visto por último" e os recursos antigos. Será necessário aguardar uma atualização futura e torcer para estar entre os selecionados.

WhatsApp focado em privacidade

Continua após a publicidade

Este é um dos três recursos anunciados pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, no mês passado com foco em privacidade do WhatsApp. Ele havia prometido um recurso para descobrir quem já foi participante de um grupo, uma ferramenta de bloqueio de prints de tela para evitar vazamento de dados e uma configuração de privacidade para definir quem pode ver quando você está online.

O último anúncio foi este liberado agora e parece ser o mais avançado dentre o trio. O "modo furtivo" está disponível apenas para quem tem a versão 2.22.20.9. Não há informação sobre quando chegará para outras plataformas nem se será lançado oficialmente na versão estável do aplicativo.

Na semana passada, outro recurso de privacidade começou a ser testado pelos desenvolvedores do WhatsApp: a possibilidade de ocultar seu número de telefone ao conversar com contas comerciais. A ideia é ajudar o usuário a se proteger de contatos indesejados com estabelecimentos no mensageiro.

Fonte: WABetaInfo