Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp vai deixar você restaurar backup mesmo sem conexão com a internet

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Setembro de 2022 às 15h03

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp beta para Android pode facilitar a vida de quem deseja importar backups de conversas em locais sem sinal. A versão 2.22.20.10 traz, de modo experimental, a opção de recuperar os bate-papos, fotos, vídeos e áudios do mensageiro para outro celular.

Um print de tela publicado pelo site especializado WABetaInfo mostra como o recurso deve funcionar. Ao tentar fazer login no WhatsApp com um dispositivo diferente, uma opção de importar um backup surgirá na tela.

Continua após a publicidade

Isso pode ser necessário quando você reinstala o aplicativo ou configura um celular novo em um local sem conexão Wi-Fi. Também é válido quando o usuário quiser fazer uma transferência local mais rápida, já que os dados chegam prontos para o uso.

O WhatsApp já possui a restauração de conversas e mídias graças, mas ela depende da integração com o Google Drive. É só associar a conta ao perfil do Google, fazer a cópia de segurança mais recente e carregar no novo aparelho. Só que isso exige uma boa conexão com a internet para transferir os dados, além de espaço de armazenamento na nuvem.

Alternativa de backup além do Drive

Antes, os desenvolvedores chegaram a trabalhar em uma opção para "exportar backup", logo este recurso de hoje funcionaria como um caminho inverso. Você exporta os dados de um aparelho e precisa importar em outro. Pode ser uma alternativa da Meta para deixar de ser tão dependente dos serviços de armazenamento em nuvem da Apple e do Google.

Continua após a publicidade

O recurso de importar e exportar um backup ainda está em desenvolvimento, portanto não foi liberado sequer para os testadores beta do WhatsApp. Também não existe previsão de uma data de lançamento.

Em junho, uma nova opção encontrada no código do menu de configurações antecipou a chegada da novidade, que poderia servir como uma alternativa ao armazenamento em nuvem. Além da opção de exportar o backup, o WhatsApp também permitirá importá-lo novamente no mesmo menu, inclusive com a possibilidade de fazê-lo apenas no celular.

Fonte: WABetaInfo