WhatsApp | Bloqueio de prints em fotos autodestrutivas está prestes a chegar
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O WhatsApp trabalha no mecanismo de bloqueio de prints em fotos e vídeos autodestrutivos. Em desenvolvimento no app para Android, o recurso incrementaria a segurança das mídias de visualização única, impedindo que o recebedor preserve o arquivo com uma captura de tela do próprio celular.
- WhatsApp para Windows 11 é lançado oficialmente na Microsoft Store
- WhatsApp testa botão para recuperar mensagens apagadas
Essa adição, na verdade, não é uma surpresa: o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou o recurso no mesmo pacote que a capacidade de ocultar o status “Online” no app no começo de agosto. No comunicado, porém, o executivo destacou que a função "antiprints" ainda estava em construção.
"Você não pode compartilhar, encaminhar, copiar, salvar ou tirar uma captura de tela [da foto de visualização única]", destaca o WhatsApp na apresentação da nova mídia autodestrutiva.
Bloqueio nativo de prints
Não se sabe como o WhatsApp se comportará frente a uma tentativa de print ou gravação de tela — uma das soluções possíveis seria o bloqueio nativo do sistema, tal como acontece na aba anônima do Chrome. Se o usuário tentar salvar o arquivo, o sistema impedirá o print e exibirá uma notificação sobre a impossibilidade.
Por enquanto, testadores não têm acesso à função, mas a experimentação não deve demorar para começar. O bloqueador de capturas já foi encontrado no WhatsApp para iOS (também em construção).