WhatsApp deve permitir reagir a mensagens com qualquer emoji

WhatsApp deve permitir reagir a mensagens com qualquer emoji

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Abril de 2022 às 10h50
Rubens Eishima/Canaltech

O WhatsApp voltou a testar reações com um conjunto maior de emojis para as reações a mensagens. Essa era uma possibilidade em certo momento dos experimentos, mas que havia sido limitada nos betas mais recentes do mensageiro. Agora, parece que os desenvolvedores voltaram a analisar a possibilidade de ampliar a quantidade de opções para expressar suas emoções.

A versão 2.22.9.4 do app para Android começou a permitir, para uma pequena parcela de usuários, o uso de emojis extras além dos seis que já estavam confirmados: polegar para cima (👍), coração (❤️), chorar de rir (😂), assustado (😮), triste (😢) e agradecido (🙏). Este achado de hoje traz um botão circular com o símbolo de adição (+) que possibilita usar outra imagem além das predefinidas.

Esse botão abriria possibilidades adicionais para uso dos emojis como reação no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

As reações poderão ser ativadas ao clicar sobre uma mensagem de texto, áudio, vídeo ou imagem, tanto em bate-papos individuais como em grupos. Se nenhuma das opções padrão for adequada para o momento, a pessoa poderia abrir o seletor para indicar seu emoji escolhido.

Segundo o site WABetaInfo, essa é uma opção oculta de todos, achada apenas no código do aplicativo, portanto não dá para saber se é resquício de algum teste antigo ou algo ainda em fase de aprimoramento. Como a empresa não falou nada ainda sobre o assunto, o jeito é esperar por um lançamento amplo para testadores beta.

Pedido antigo dos usuários

As reações às mensagens estão em fase de desenvolvimento há um bom tempo no WhatsApp, mas as coisas passaram a tomar forma a partir do segundo semestre de 2021. De lá para cá, vários formatos foram vistos: desde apenas um coração até o uso de qualquer emoji do seletor.

Em meados de março, os testes foram com gerenciamento de notificação das reações no aplicativo para desktops. Uma nova opção surgiu para que o usuário possa desativar completamente as notificações, o que evita distrações durante o trabalho ou em momentos de concentração.

No fim de fevereiro, algumas pessoas cadastradas no canal beta relataram ter conseguido acessar as reações no app do WhatsApp para Windows. A diferença era, além das seis opções limitadas, a presença do botão de carinha sorridente, posicionado abaixo de cada mensagem.

Fonte: WABetaInfo  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.