Publicidade

Qual é o significado oculto dos emojis no WhatsApp?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Fevereiro de 2022 às 15h30

Link copiado!

Reprodução: Emojipedia
Reprodução: Emojipedia
Tudo sobre WhatsApp

Essas figurinhas são usadas para expressar ações e emoções e isso pode parecer até óbvio em alguns momentos, mas há quem tenha dúvida sobre o significado dos emojis no WhatsApp. Isso porque, como ocorre na linguagem escrita, as carinhas também pode adquirir novos sentidos quando usadas em determinado contexto — assim, uma mera fruta pode ganhar conotação sexual, enquanto um objeto normal recebe um apelo mais divertido.

Os significados dos emojis no WhatsApp

Conheça agora os principais significados "ocultos" dos emojis no WhatsApp e aprenda a maneira correta de usá-los para não cometer nenhuma gafe nas suas conversas online.

Continua após a publicidade

Emojis de comidas

Começando pelos emojis de comida:

Berinjela (🍆)

O emoji representa um legume bastante popular no Brasil e no mundo, mas ganha conotações sexuais nos apps de mensagem. A berinjela está associada ao órgão sexual masculino, usada para conversas mais adultas, devido ao seu formato fálico.

Continua após a publicidade

Pêssego (🍑)

O emoji representa a fruta doce, com polpa suculenta e pele macia ao toque. A figurinha possui um formato característico que lembra um coração, mas passou a ser associado ao traseiro das pessoas, especificamente das nádegas. É bem comum estar associada a fotos de pessoas que exibem o bumbum no Instagram ou nas demais redes sociais.

Morango (🍓)

Doce ou azedo, o fato é que morangos são deliciosos e quase todo mundo ama. Além de estar associada à alimentação essa fruta é símbolo de sensualidade, amor e sexo. Aliás, a combinação morango, champagne e chocolates é uma das maiores representações dos casais românticos.

Continua após a publicidade

Pimenta (🌶)

A pimenta dá toda uma ardência e um sabor especial para os pratos da culinária. Por transmitir uma sensação de "calor", pode ser usada para representar uma pessoa sexy ou sensual.

Batata (🥔)

O tubérculo mais famoso é versátil na culinária, mas também tem outros significados. Dizem que batatas são pessoas inúteis, imprestáveis ou que passam o dia inteiro sem fazer absolutamente nada.

Continua após a publicidade

Maçã (🍎)

Além da deliciosa fruta (que possui uma versão verde), a Maçã é o símbolo de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Por ser associado ao "fruto proibido" da história de Adão e Eva, o emoji pode ser usado com esse sentido mais erótico de se fazer às escondidas ou de traição.

Pera (🍐)

Continua após a publicidade

Desde antes de existir internet que a pera já era uma fruta associada ao corpo feminino devido ao formato curvilíneo. Em razão disso, algumas pessoas usam a imagem da fruta para simbolizar fertilidade ou gravidez.

Limão (🍋)

Um dos emojis de comida mais populares e com múltiplas formas de uso. O limão é conhecido por ser uma fruta ácida e azeda, por isso muita gente utiliza para representar pessoas mal-humoradas ou que estão em uma fase ruim da vida. Pode usar usado também como sinônimo de superação, baseado naquela famosa frase: "se a vida te dá limões, faça uma limonada".

Banana (🍌)

Continua após a publicidade

Assim como a berinjela, essa fruta é muito popular no mundo inteiro e possui associação ao órgão sexual masculino. Tido em muitas culturas como alimento saudável, do qual se aproveita até a casca, o formato fálico do desenho faz com que seja associado a sexo oral ou fertilidade do homem.

Uva (🍇)

Pequenas, suculentas e versáteis, as uvas são peculiares frutas que dão em cachos. São tradicionalmente vinculadas ao sinal de boa saúde, por sua associação ao vinho. Também é muito usado por cristãos, como uma referência ao milagre de Jesus de transformar água em vinho.

Cereja (🍒)

Continua após a publicidade

Uma das frutas mais versáteis quando o assunto é emoji, a cereja é usada em vários contextos. Ela pode representar o amor, pelo formato de coração, ou estar vinculada a beijos e lábios carnudos.

Cenoura (🥕)

A cenoura é significado de comida saudável, mas tem relação com a dieta vegetariana ou com os simpáticos coelhinhos. Devido à sua forma, pertence aos símbolos fálicos da categoria alimentar.

Ovo Frito (🍳)

Continua após a publicidade

É um dos emojis mais usados como sinônimo de cozinhar, mas também é aplicável a pessoas que não tem muitas habilidades culinárias. Você não sabe fazer nem um ovo frito?

Potinho de salada (🥙)

Usado para representar a comida de alguém que está de dieta ou em busca de um corpo sarado.

Rosquinha ou donut (🍩)

Continua após a publicidade

O delicioso doce típico dos Estados Unidos é a comida favorita de Homer Simpson. Com seu formato circular com o furo no meio, é usado com conotação sexual representativa do ânus.

Mamadeira (🍼)

A mamadeira é sinônimo de bebês e alimentação infantil. Pode ser usada para representar pessoas imaturas ou ganhar uma conotação sexual..

Canecas de cerveja (🍻)

Continua após a publicidade

Esse emoji é o símbolo oficial da sexta-feira. Usado para representar aquele momento gostoso após o trabalho com amigos, familiares ou o pessoal do trabalho, o famoso happy hour.

Emojis de pessoas

Emojis de pessoas também podem conter alguns segredos.

Carinha com olhos sentimentais (🥺)

Também chamada de "carinha de pidão" ou "carinha de gato do Shrek", esse emoji é usado para quando você quer sensibilizar alguém.

Suando frio (😅)

Muita gente acha que é apenas um sorriso comum, mas a gotinha escorrendo pelo rosto transforma completamente o objetivo da figurinha. A ideia do "suando frio" é algo semelhante a estar sem graça, rir de nervoso ou ficar apreensivo com alguma situação.

Sorriso malicioso ( 😏)

Essa carinha tem tudo a ver com situações de flerte, sugestivo ou até sexual. É usado também, embora menos, para quem quer se gabar com uma certa presunção ou indiferença.

Sorriso com olhos fechados e boca aberta (😆)

Quem é das antigas, da época do MSN e mIRC, associa esse emoji ao famoso XD. O significado dele é um pouco complexo: é um sorrisão aberto, de fato, mas os olhos fechados simbolizam algo bobo ou bem engraçado. Na prática, representa um sorriso verdadeiro e sincero diante de uma exaltação.

Chorando de rir (😂)

Esse é um dos campeões de confusão: trata-se de um sorriso com lágrimas. Por envolver choro, muita gente associa de algo triste, mas, na verdade, é como chorar de rir, usado para algo bastante engraçado.

Rolando no chão de tanto rir (🤣)

Esse emoji é literalmente a tradução da expressão inglesa ROFL (Rolling on the floor laughing). É como no exemplo de cima, mas usado para coisas ainda mais engraçadas, quando você não consegue parar de rir ou até cai no chão de tanto gargalhar.

Rosto sorridente tímido (☺)

Representa uma expressão de felicidade comedida, um sorriso tímido em resposta a um bom elogio. É muito usado também para expressar um riso simpático para pessoas que você gosta.

Emoji de anjo (😇)

A carinha de anjo é bem literal, mas pode ser usado com sentido oposto. Seria algo como uma inocência fingida ou alguém que se "faz de santo", mas as atitudes são bem diferentes do que diz.

Sorriso ligeiramente aberto (🙂)

Esse é um sorriso bem contido e com uma leve expressão de alegria. Como há outras carinhas melhores para representar felicidade, muita gente usa esse uso de forma sarcástica, quando algo não é realmente engraçado, ou quando você está com raiva de alguém (mas não quer admitir).

Piscadinha (😉)

Nascido para expressar a concordância com algo, mas a maioria das pessoas usa como algo mais malicioso. Pode ser utilizado para o flerte ou para simbolizar uma frase que não deve ser levada tão a sério.

Rosto sorridente com olhos fechados e três corações (🥰)

É usado para expressar carinho ou satisfação por algo apaixonante que outra pessoa disse para você. Transmite a mensagem de sentir-se feliz e amado ao mesmo tempo.

Olhos com corações (😍)

É parecido com o anterior, mas denota uma emoção mais intensa, como uma paixão. Pode ser usado para pessoas, objetos ou locais que você ama muito.

Os quatro emojis de beijos

Em geral, são variações de beijos para uso em todas as situações sociais possíveis:

  1. O rosto com coração (😘) é usado para dar um beijo mais carinhoso para o parceiro ou alguém próximo da família.
  2. O beijo se olhos fechados (😙) é para amigos ou pessoas importantes, as sem aquela "pegada amorosa".
  3. O beijo de olhos abertos (😗) é mais utilizados para colegas de trabalho ou pessoas mais afastadas
  4. O beijo tímido de olhos fechados (😚) é como um agradecimento por uma dica ou um favor a parentes, amigos íntimos ou parceiros

Os cinco emojis de língua para fora

As carinhas de língua para fora são bem semelhantes, mas podem ter significados completamente distintos entre si. Confira:

  1. O emoji com a língua de lado para fora (😋) foi criado para simbolizar comidas gostosas, pois representa a ideia de "lamber os beiços".
  2. O emoji de língua para fora olhos abertos (😛) é para brincar com os amigos, enfraquecer um comentário irônico ou garantir que o outro não leve a sério o que foi dito.
  3. O emoji de língua para fora e olhos fechados (😝) é para tirar sarro de alguém, ou quando você irrita ou brinca de forma ofensiva (porém amena) com alguém.
  4. O emoji de piscadinha com a língua para fora (😜) tem praticamente a mesma conotação da piscada tradicional, porém traz um sentimento de mais informalidade. Pode ser usado também para reagir a flertes ou atitudes insinuantes de um crush.
  5. O emoji de olhos vesgos e língua para fora (🤪) é para simbolizar algo bem engraçado, bobo ou louco.

Carinha com monóculo (🧐)

Ora, ora, temos um "xeroque holmes" aqui. O emoji pode ser usado com sentido pejorativo ou com a ideia de investigação por uma informação duvidosa, estranha ou desconhecida.

Rosto respirando fundo (😤)

Esse é outro que as pessoas mais confundem. Essa carinha originalmente significa um emoji triunfante, com ar de superioridade ou desdém. No Brasil, contudo, as pessoas costumam usá-lo quando estão "bufando de raiva" ou "respirando fundo" para tentar se acalmar.

Carinha vermelha com língua para fora (🥵)

Não confundir esse emoji com a carinha vermelha de raiva. Aqui, o propósito é expressar emoção de calor ou cansaço extremo por atividade física, por exemplo.

Expressão de assutado ou pavor (😱)

Essa carinha é muito usada pelas pessoas para expressar quando algo surpreendente ocorreu. Na verdade, o sentido original dela é para demonstrar susto ou pavor.

Revirando os olhos (🙄)

O significado dessa carinha é o velho "revirar de olhos". Sabe quando alguém faz ou fala algo absurdo ou irritante? Em vez de ignorar a mensagem ou xingar a pessoa, você usa o emoji para expressar esse sentimento.

Olhos fechados com lágrima (😪)

Outro exemplo de uso errado de emojis. Muita gente usa essa expressão como um choro mais discreto, mas ele é, na verdade, uma representação de pessoa sonolenta, bem parecido com aquele que tem as letras Z.

Cara de diabinho (😈)

Essa é fácil e significa exatamente o que a imagem mostra. Você pode usá-lo para quando pretende causar problemas ou apenas para instigar um parceiro sobre o que vocês farão mais tarde.

Cara de palhaço (🤡)

Embora tenha nascido para homenagear essas figuras carismáticas do circo, hoje o emoji ganhou uma funcionalidade social diferente. É uso para quando a pessoa foi enganada, se faz de estúpida ou está "fazendo papel de palhaço".

Emojis de gestos

Obviamente, os emojis de gestos podem significar mais do que o que você imagina.

Mãos juntas (🙏)

Muitos cristãos usam essa imagem como sinal de oração ou prece, mas também há quem use como forma de agradecimento a outros. Na verdade, esse emoji foi criado para representar o bom e velho "toca aqui" ou "high five", nos Estados Unidos.

Punhos erguidos (✊)

Símbolo da resistência, solidariedade ou luta política por alguma causa considerada importante por um grupo. Não implica necessariamente em briga física ou corporal, por isso pode ser usado para algo mais intectual.

Punho fechado para esquerda ou direita (🤜🤛)

Pode ser usado como cumprimento ou saudação por algo de bom que aconteceu. O tocar de punhos é uma sudação conhecida e associada aos guetos ou comunidades mais carentes.

Dedo mínimo e indicador levantados com polegar aberto (🤟)

Muita gente confunde esse final com o famoso "sinal da hang loose" (🤙), que significa estar tudo bem, levar a vida numa boa. No entanto, a diferença é o dedo indicador levantado: significa "i love you" (eu te amo, em português).

Mão levantada de frente (✋) e de costas (🤚)

Quando a mão está espalmada para frente, o emoji significa "pare", "estou satisfeito" ou até o bom e velho toca aqui. Já quando ela está com a parte de traz exibida, o objetivo é pedir atenção ou sinalizar participação em uma atividade, como quando o professor faz uma pergunta e você sabe a resposta.

Dedo do meio levantado (🖕)

Esse é básico e quase todo mundo sabe: quando você quer mandar uma pessoa para "aquele lugar". Na cultura ocidental, o emoji do dedo médio é usado como um gesto rude e ofensivo.

Dedos indicador e médio levantados em forma de "V" ( ✌️)

Esse é um dos símbolos mais clássicos, existentes antes mesmo da internet. É usado para representar vitória ou representar a paz. Muita gente usa com intuito de passar certa positividade e coisas boas para os outros.

Olhos abertos (👀)

Essa é a um gesto que os brasileiros adoram usar como reação nos bate-papos e redes sociais. Os olhos abertos significa que você está de olho em algo, atento ou até que desconfia de uma fala.

Emojis gerais

Para finalizar, um apanhado geral:

Faíscas (✨)

Essa é um dos mais usados em 2021 (ficou no top 5, segundo a Emojipedia), justamente pela versatilidade no uso. Pode ser usado para simbolizar algo novo ou limpo, mas também para ressaltar outra pessoa — no sentido de ela brilhar como uma estrela.

Fogo (🔥)

Tem o sentido literal, obviamente, mas também é bastante empregado com conotação sexual. Você é quente, ardente como o fogo (fogoso) ou até "gostosa/gostoso". Pode ser usado também para representar pimenta ou uma comida muito ardida.

Vaca (🐄) e galinha (🐔)

Usado como xingamento para ofender as pessoas, por isso não deve ser usado. No caso da galinha, por servir tanto para homens quanto para mulheres. Na cultura machista não é tão ofensivo assim para os homens, não é?

Pessoa dando cambalhota (🤸)

É usado para representar felicidade de uma maneira exagerada, boba, quase infantil.

Pessoa sentada com pernas cruzadas (🧘)

Essa é uma posição famosa do ioga e conhecida como flor de lótus. Por ter relação com meditação, as pessoas usam quando querem estar zen ou quando desejam passar calma, tranquilidade (ainda que não estejam assim, de fato).

Lâmpada elétrica acesa (💡)

Essa vem direto dos desenhos animados e mantém o mesmo significado de sempre: eureka! É usado para quando você tem uma ideia ou para desejar a outras pessoas que tenham o caminho iluminado. Beijos de luz...

Alfinete redondo (📍) ou alfinete em formato de peão (📌)

Pushpin é o nome desses tipos de alfinetes usados em quadros de avisos, mas que se tornaram famosos na web. Embora parecidos fisicamente e até nas cores, eles tem significados diferentes. O primeiro é para você lembrar de algo, em um significado parecido com os velhos post-its de lembretes. Já o segundo significa localização, o seu lugar durante uma navegação via GPS, por exemplo.

Confete de festas (🎉)

Diga parabéns da melhor maneira: com uma celebração empolgante. Este emoji mostra um popper de festa explodindo com uma chuva de serpentinas e confetes. Pode ser usado para aniversários, festas ou conquista.

Mulher de vestido vermelho dançando (💃🏻 )

Embora possa ser usado para se referir a danças, esse emoji é bastante ligado ao bom humor. Sabe aquele dia que você acorda de bem com a vida que dá até vontade de bailar por aí?

Esse são apenas alguns das centenas de emojis disponíveis na internet. Não é preciso se apegar ao significado literal, mas é bom tomar cuidado para não usar algum de forma que causa estranhamento ou uma situação desconfortável para você.