Publicidade

WhatsApp começa a liberar reações com emojis a mensagens no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Março de 2022 às 19h28

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp iniciou o lançamento do recurso de reação a mensagens com emojis aos usuários da versão beta do aplicativo para Android nesta segunda-feira (21). A atualização 2.22.8.3 tem como foco as mudanças no idioma do app, mas o que mais chamou a atenção foi que alguns dos os felizardos capazes de usar emojis para expressar suas reações a mensagens.

Este é um dos recursos mais esperados dos últimos meses, porque adiciona uma funcionalidade extra de interação entre os usuários. Em vez de apenas usar emojis soltos nas conversas, as pessoas poderão expressar seus sentimentos por meio de reações a mensagens, links, fotos e vídeos nos chats individuais ou em grupo.

Continua após a publicidade

Após quase sete meses de desenvolvimento, a plataforma finalmente permitirá usar seis reações: polegar para cima (👍), coração (❤️), chorar de rir (😂), assustado (😮), triste (😢) e agradecido (🙏). Para usar, o usuário deve selecionar a mensagem desejada e escolher uma das imagens que representa o sentimento quanto aquele assunto.

Como é possível notar no GIF, a reação é acompanhada de uma pequena animação com o emoji saltitante, conforme já se sabia. Cada uso será exibido na parte inferior direita da mensagem, com um pequeno contador quando houver mais de uma reação igual.

Por enquanto, apenas pouquíssimos usuários foram selecionados para o teste. Como não houve posicionamento oficial da Meta até o momento, pode-se dizer que ainda levará algumas semanas para a novidade desembarcar de modo oficial no aplicativo estável.

Reações com emojis no WhatsApp

Continua após a publicidade

Na semana passada, os testes foram com gerenciamento de notificação das reações no aplicativo para desktops. Uma nova opção surgiu para que o usuário possa desativar completamente as notificações, o que evita distrações durante o trabalho ou em momentos de concentração.

No fim de fevereiro, algumas pessoas cadastradas no canal beta relataram ter conseguido acessar as reações no app do WhatsApp para Windows. Àquela altura, contudo, a forma para reagir era com um botão de carinha sorridente, posicionado abaixo de cada mensagem. Isso é justificado porque nos desktops e notebooks, será necessário apontar e clicar com o mouse, em vez de usar o toque na tela.

Fonte: WABetaInfo