Publicidade

O que acontece quando você denuncia alguém no WhatsApp?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Março de 2022 às 09h00

Link copiado!

Dima Solomin/Unsplash
Dima Solomin/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

A ferramenta de denúncia do WhatsApp é a solução ideal para dar fim a contas ou grupos que enviam mensagens indesejadas, inapropriadas ou puro spam. Ao denunciar alguém no mensageiro, as últimas cinco mensagens daquele chat são encaminhadas à moderação do WhatsApp, que avaliará o conteúdo e o contexto daquela conversa antes de tomar providências.

Quando um grupo ou contato é denunciado, o alvo não é notificado, tampouco o autor da queixa é identificado pelo mensageiro. O dono da conta irregular só percebe que foi alvo de denúncias se durante a avaliação do WhatsApp for encontrada alguma infração dos termos de uso da plataforma e alguma medida for tomada, como banimento ou outras restrições, dependendo da gravidade da violação.

Por que denunciar alguém no Whatsapp?

Continua após a publicidade

A ferramenta de bloqueio do WhatsApp é extremamente eficiente na hora de evitar que um contato específico mande mensagens para você ou veja informações do seu perfil, como atividade no app, status, recado e foto de perfil. Contudo, se a atuação de uma conta parece prejudicial para toda a comunidade do WhatsApp, é bom não só bloquear o sujeito, como também denunciá-lo.

Segundo o WhatsApp, nenhum usuário deve usar o aplicativo de mensagens para difamar, ameaçar ou encorajar condutas ilícitas ou inadequadas, ofender usando termos racistas ou praticar discurso de ódio, fazer declarações falsas, incorretas ou enganosas, se passar por outra pessoa ou utilizar ferramentas para disparo de mensagens em massa. Se um contato ou grupo cai em alguma dessas categorias e for para avaliação da moderação da plataforma, as chances são altas de rolar alguma punição.

Dá para denunciar fake news no Whatsapp ?

Continua após a publicidade

Considerando que declarações falsas ou enganosas são passíveis de punição, conforme as regras do WhatsApp, o compartilhamento de notícias falsas no mensageiro também se enquadra como infração. Nesses casos, em vez de denunciar o contato ou o grupo inteiro, dá para selecionar a mensagem específica para encaminhar à moderação.

O WhatsApp lê a conversa denunciada inteira?

Não, somente as últimas cinco mensagens trocadas naquele chat (contato ou grupo) serão recolhidas pelo WhatsApp para a avaliação. Essa questão virou pauta de uma polêmica do mensageiro em setembro de 2021, quando uma reportagem de um veículo dos Estados Unidos questionou a confiabilidade da criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, ao perceber que o mensageiro poderia revisar chats que foram reportados à moderação.

Como é feita a análise do WhatsApp?

Continua após a publicidade

Assim que uma mensagem, grupo ou conta é denunciado ao WhatsApp por violação aos termos de uso da plataforma, as cinco mensagens mais recentes são encaminhadas para avaliação já descriptografadas. Logo, mecanismos automatizados da plataforma colocam as informações numa “fila reativa” para serem analisadas.

Em seguida, um sistema baseado em inteligência artificial verifica os dados decifrados e os coloca nas “filas proativas”, em que serão avaliadas características do perfil denunciado, como atividade, foto de perfil, nome, idioma, fuso horário, endereço IP, velocidade da internet e até o nível da bateria.

Se o confrontamento dessas informações com os padrões característicos de atividades irregulares bater, o WhatsApp pode tomar três atitudes: rejeitar a denúncia, manter o usuário sob vigilância por mais algum tempo ou banir a conta.

Continua após a publicidade

Nas mensagens que são descobertas para o WhatsApp, também podem ser incluídas mídias. Nesse caso, a avaliação é um tanto mais complexa e requer uma análise técnica sobre o conteúdo, como a detecção de nudez, que leva como base imagens médicas para comparações. Compartilhamento de pornografia infantil, portanto, também rende banimento do WhatsApp.