WhatsApp Web ganha extensão Code Verify que denuncia app hackeado

WhatsApp Web ganha extensão Code Verify que denuncia app hackeado

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2022 às 16h51
Reprodução/Meta

O WhatsApp se juntou à Cloudflare para lançar uma extensão de navegador que promete dar mais segurança no uso do app de mensagens. O Code Verify adiciona uma camada de proteção para quem usa o WhatsApp Web ao detectar automaticamente o código da versão usada e se ele foi alterado por algum malware.

O Code Verify é capaz de identificar se a versão do programa utilizada é autêntica ou foi adulterada. Caso a checagem seja feita com sucesso, significa que não houve comprometimento do acesso por hackers, scripts mal-intencionados, pessoas ou até governos.

O ícone mostrará a cor verde se estiver tudo certo com o seu WhatsApp Web (Imagem: Reprodução/Meta)

Após instalada, a extensão passa a ser executada automaticamente sempre que o usuário abre o WhatsApp Web. Segundo a Meta, não há nenhum registro de metadados nem acesso às mensagens de usuários, muito menos compartilhamento de informações.

Sempre que o WhatsApp Web for atualizado pela Meta, o código-fonte original do arquivo e extensão do hash criptográfico também serão atualizados automaticamente nos servidores da Cloudflare. Dessa forma, a companhia manterá sempre a verificação em dia para garantir o uso tranquilo das mensagens criptografadas de ponta a ponta.

Os avisos do Code Verify

Todo o código da extensão é aberto e pode ser verificado por quem desejar, inclusive para melhorar sua eficácia. Conforme os desenvolvedores, quatro mensagens podem ser exibidas quando o Code Verify é executado:

  • Tempo limite da rede: um círculo laranja com um ponto de interrogação aparecerá quando o acesso tiver expirado;
  • Possível risco detectado: um círculo laranja com um ponto de interrogação aparecerá quando houver outra extensão que interfira na verificação;
  • Falha de validação: o ícone ficará vermelho e mostrará um ponto de exclamação quando a extensão detectar uso de código diferente e não autêntico;
  • Validado: o ícone ficará verde para exibir que está tudo certo.
Se houver alguma ameaça ao WhatsApp, o ícone pode ficar laranja ou vermelho (Imagem: Reprodução/Meta)

Essa é uma adição que chega de surpresa, mas possivelmente ajudará muita gente a se safar de golpes. Até então, o WhatsApp trabalhava para trazer configurações de verificação em duas etapas diretamente nos clientes web e desktop.

Qualquer pessoa pode baixar gratuitamente o Code Verify pela loja de extensões do seu navegador favorito. Atualmente, o utilitário é compatível com o Google Chrome e Microsoft Edge — Mozilla Firefox em breve.

Fonte: Meta  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.