Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp começa a liberar conexão multidispositivos no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Setembro de 2022 às 10h55

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp começou a liberar o modo Companion para alguns testadores do aplicativo beta em tablets Android. Esse recurso possibilita a vinculação da sua conta a esses dispositivos sem depender um celular conectado. Hoje, você só consegue fazer isso em notebooks ou desktops, sem suporte para outros aparelhos.

A versão 2.22.21.6 permite que você mantenha a conta do WhatsApp em um telefone Android ou iPhone e também em um tablet Android simultaneamente. O método de configurar isso será o mesmo usado para conectar notebooks e desktops: basta apontar a câmera do dispositivo para o QR Code e selecionar a opção "Dispositivos vinculados".

Continua após a publicidade

O print de tela compartilhado pelo site especializado WABetaInfo revela como o recurso agora está funcional. Após a configuração, todas as conversas serão sincronizadas entre o seu celular e o tablet, mesmo quando não houver uma conexão ativa com a internet do primeiro.

Segundo o site, você ainda terá a limitação de até quatro dispositivos vinculados a uma conta do Zap, mas terá a mobilidade do tablet como vantagem de uso. Hoje, as contas são atreladas ao número de telefone, portanto você só consegue ter um celular associado — quando você conecta em um novo aparelho, o antigo é automaticamente desconectado.

Essa versão beta está atrasada quanto aos recursos para smartphones, portanto algumas coisas estarão ausentes, como as Comunidades. Também não está claro se haverá sincronização de figurinhas, já que isso não ocorre atualmente nos PCs.

Conexão de múltiplos dispositivos ao WhatsApp

Continua após a publicidade

O modo Companion, apelidado de "múltiplos dispositivos 2.0", havia sido visto pela última vez em abril de 2022, quando o mensageiro fazia testes para vincular mais de um aparelho a uma única conta. Agora, isso começa a tomar forma com os tablets rodando o sistema operacional do Google.

Por ser algo ainda em fase beta, os desenvolvedores ainda podem mudar algumas coisas. No entanto, este é um claro indicativo de que o mecanismo evoluiu e pode ser expandido para os celulares em um futuro próximo. Essa liberação deve abrir mais possibilidades de uso, especialmente por empresas, que não dependerão de soluções de terceiros para espelhar o programa para seus funcionários.

O WhatsApp demorou, mas finalmente está percorrendo um caminho de evolução rumo à flexibilidade das contas. Até o ano passado, só era possível usar a versão web quando o telefone estava conectado à internet, por exemplo. Agora, o computador se comunica diretamente com os servidores do serviço de mensagens e semi-independente.

Fonte: WABetaInfo