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Entenda por que o WeChat faz o WhatsApp parecer um messenger do século passado

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Que o WhatsApp é o mensageiro - e aplicativo - mais popular do Brasil, isso é indiscutível. Para se ter uma ideia do poderio do app, uma pesquisa divulgada no começo do ano, apontou que o messenger do Facebook está presente em espantosos 99% dos smartphones no Brasil. Além disso, 93% das pessoas o utilizam diariamente. Já no mundo, o nosso querido "Zap" conta com mais de dois bilhões de usuários.

Mas você só tem uma noção do quanto esse conceito é evoluído, quando vê o recurso funcionando na prática. Primeiro, que o WeChat Pay funciona DE VERDADE como uma carteira digital. É comum que os chineses mantenham todo o seu dinheiro - ou boa parte dele - no aplicativo em questão, a ponto de você correr o risco de perder suas economias caso se esqueça da senha para acessar o programa. Mas, de modo geral, você não precisa ter um app bancário.

No mais, o processo de fazer transferências e pagamentos é absurdamente simples e rápido, como você pode ver abaixo:

Passo 1: abra a função da carteira digital e escolha o valor:

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Passo 2: escolhido o valor, você define como autorizar a transferência. Pode ser uma senha numérica ou biométrica, como reconhecimento facial:

Passo 3: pronto! Transferência e/ou pagamento feito! A pessoa receberá uma confirmação no mensageiro e apenas após clicar nela (aviso em laranja), a operação é finalizada:

Um vasto universo de e-commerce dentro do WeChat

Para além de pagamentos e concentração de diversos serviços em um único lugar, o conceito de super app no WeChat ganha força quando falamos de e-commerce. O aplicativo é uma plataforma robusta para compra de uma infinidade de produtos, sem que você tenha de sair a caça em diversos sites.

Atualmente, o WeChat traz três canais de e-commerce que permitem compras de todos os tipos. São eles:

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WeChat Store

O WeChat Store é o equivalente a um site de comércio eletrônico e focado apenas na rede social dentro do app. Configurar uma loja no WeChat Store permite oferecer aos usuários uma maneira rápida de acessar seus produtos e, claro, comprá-los através do WeChat Pay.

Outra vantagem importante de uma loja presente na WeChat Store é que você pode usá-la para serviços de atendimento ao cliente. Por exemplo, é possível oferecer assistência e enviar notificações e promoções para aprimorar a retenção de compradores.

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WeChat Mini Programs (ou Mini Programas WeChat)

Os WeChat Mini Programs são muito semelhantes ao WeChat Store, mas trazem um funcionamento diferente. Uma loja na WeChat Store tem como objetivo oferecer uma experiência de e-commerce otimizada para WeChat. Já um estabelecimento no Mini Programs é uma "sub-aplicação" executada dentro do ecossistema do WeChat.

Ele permite que empresas terceirizadas desenvolvam mini programas, fornecendo recursos avançados para que os usuários tenham uma experiência completa dentro do próprio app, como se estivesse em um site, com acesso a cupons de desconto, localização e recarga de créditos de serviços de mobilidade e muito mais.

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A Tesla, por exemplo, usa um mini programa dentro do WeChat para que os usuários localizem estações de carregamento, agendem um test-drive e compartilhem suas experiências sobre guiar um carro da marca; já a Mobike, serviço de compartilhamento de bicicletas permite que os usuários localizem a "magrela" mais próxima, desbloqueie e recarregue os créditos. Até mesmo serviços que, em tese, seriam concorrentes do WeChat marcam presença no Mini Programs, como é o caso da JD.com, segunda maior plataforma de e-commerce da China.

Além de tudo isso, entre outras vantagens desta modalidade estão a facilidade de uso, o carregamento instantâneo e zero ocupação de memória no smartphone.

Publicidade como nas redes sociais ocidentais

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Assim como acontece nas principais redes sociais deste lado de cá do planeta e que são proibidas na China, o WeChat oferece recursos de publicidade e marketing dentro app, capazes de aumentar o reconhecimento da marca e, claro, vender mais.

Para isso, a plataforma permite aos lojistas criar conteúdo direcionado ao seu público-alvo e alcançá-lo com promoções, vendas instantâneas e campanhas de doação. Os e-commerces também podem fazer parcerias com influenciadores locais, executar campanhas de pagamento por clique e muito mais.

WeChat CRM

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O WeChat CRM permite que os e-commerces dentro do app fiquem conectados aos seus clientes. Esse recurso permite a coleta de informações sobre potenciais compradores (e clientes habituais), acompanhando o comportamento deles na plataforma. É possível usar o WeChat CRM para oferecer suporte instantâneo na rede social e monitorar quando eles falam sobre a marca ou deixam comentários.

Toda essa informação é essencial para que os e-commerces dentro do app organizem sua estratégia geral de marketing, atendendo às necessidades dos clientes e planejando campanhas publicitárias mais eficazes. Assim como acontece nas redes sociais ocidentais - proibidas de funcionar na China, sempre bom lembrar.

Sim, há um custo para todas essas comodidades

Bom, como não existe almoço grátis nessa vida, é evidente que todas as comodidades trazidas pelo WeChat teriam um preço. E esse valor atende pelo nome... privacidade. Afinal, em se tratando de um app chinês e que opera majoritariamente na China, não foi surpresa nenhuma quando foi descoberto que a Tencent, administradora do aplicativo, anunciou em uma atualização dos termos de privacidade que compartilhava os dados dos usuários com o governo chinês.

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Segundo os termos de uso, o WeChat pode "preservar, divulgar e reter suas informações por um longo período de tempo". Com isso, os usuários podem ter expostos nome, e-mail, número de contato e até localização. Tudo isso, claro, para cumprir ordens judiciais e colaborar com "pedidos" do governo (leia-se, liberem esses dados logo). Essa entrega de informações vale também sempre que a Tencent acreditar que alguma lei ou regulação tenha sido quebrada e também caso ela julgue que exista algum risco à segurança de seus usuários, parceiros ou a sua própria.

Bom, como estamos falando da China, então nada disso chega a espantar, sejamos honestos.

Bonus track

Não conseguimos entender para que serve o recurso da tela abaixo, mas ele deve ser, no mínimo, curioso de ser usado. Uma espécie de Tinder com "tempero chinês", talvez? Super app é isso!

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E aí, o que você achou do WeChat em relação ao WhatsApp? Você trocaria de serviço?