Publicidade

Videoconferências gratuitas em grupo no Google Meet terão limite de 1 hora

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Julho de 2021 às 13h15

Link copiado!

Annie Spratt/Unsplash
Annie Spratt/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google Meet agora não permite mais que o usuário do plano grátis realize chamadas de vídeo em grupo pelo tempo que quiser. A rede passou a limitar as videoconferências com três ou mais participantes a apenas 60 minutos. Não há alterações nas chamadas individuais, que poderão manter a duração de até 24 horas, como sempre ocorreu.

Quando o prazo da reunião estiver próximo do fim, os participantes receberão uma notificação sobre os cinco minutos restantes da conversa — depois disso, a chamada cai. A ideia é permitir que as pessoas usem o Meet apenas para fins pessoais e contratem os planos pagos para as demais questões. As salas continuam suportando videochamadas com até 100 pessoas simultaneamente para chamadas individuais e gratuitas.

Continua após a publicidade

A empresa já havia prometido o fim deste benefício em março, mas acabou dilatando o prazo para junho de 2021. O recurso deveria ter sido barrado bem antes, em setembro do ano passado, mas o Google adiou a decisão para ajudar as pessoas durante a fase de isolamento social nos últimos 18 meses.

Versão paga não é afetada

Assinantes do Google Workspace continuarão tendo a opção de fazer suas videochamadas com até 24 horas de duração, independentemente de serem individuais ou em grupo. A meta do Google é começar a ampliar as receitas provenientes de serviços ofertados pela companhia, dependendo menos de valores oriundos da publicidade online. Além do Meet, o Google Fotos também deixou de ter armazenamento ilimitado para incentivar o usuário a comprar espaço extra na nuvem.

E os concorrentes?

Continua após a publicidade

O Zoom sempre limitou as conferências em grupo gratuitas a um prazo de 40 minutos. A plataforma também permite reuniões com até 100 participantes, assim como o Meet. Já para as chamadas individuais, não há limitação de tempo.

O Microsoft Teams também planeja inserir tal limitação, mas ainda mantém a possibilidade de agendamento ilimitado de reuniões. Isso deveria ter acabado, mas a companhia fundada por Bill Gates decidiu prorrogar o início da cobrança por tempo indeterminado. As videochamadas podem ter duração de até 24 horas, sejam elas individuais ou em grupo, com restrição de participantes similar ao dos rivais.

Fonte: Google