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Uber testa exibir propagandas durante as viagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2022 às 10h05

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Tingey Injury Law Firm/Unsplash
Tingey Injury Law Firm/Unsplash
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A Uber pode começar a exibir anúncios de vídeo durante as viagens realizadas na plataforma. Isso significa que toda vez que você embarcar em um trajeto, o tablet do motorista mostraria as propagandas no deslocamento.

O "Journey Ads", como foi chamado, deve ficar restrito ao aparelho do condutor, logo o passageiro não seria afetado. Não está claro como a publicidade será exibida, afinal o mapa de navegação não pode ser sobreposto, caso contrário o motorista poderia se perder em trajetos novos.

Segundo a companhia, essa é uma "maneira envolvente" de marcas se conectarem aos consumidores durante a ida de um local para outro. Até agora, 40 marcas norte-americanas já toparam fazer parte do projeto, como NBC, Universal, Heinken e United Artists.

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Os testes começaram na última quarta-feira (19) em carros da Uber rodando em Los Angeles e São Francisco, duas grandes cidades dos Estados Unidos. Caso a avaliação corra como o planejado, a empresa deve expandir os anúncios de vídeo para outras cidades dos EUA e também para outros países.

A companhia ainda analisa a possibilidade de colocar outdoors digitais no teto de carros, ativados somente no horário de trabalho, para também exibir publicidade paga. A empresa não disse se pretende repassar uma parte do valor para os motoristas, mas é provável que isso ocorra de algum modo.

Uber quer novas formas de monetizar

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Esta é uma estratégia da empresa de transportes para aumentar a arrecadação de dinheiro sem precisar repassar o custo para o consumidor ou para o condutor. A empresa tem sido alvo de críticas devido à elevada taxação cobrada dos motoristas, principalmente em locais como o Brasil, onde a moeda desvalorizada e o aumento no preço da gasolina são fatores que impactam no serviço.

Em muitas localidades, existe uma imensa dificuldade de conseguir transporte, já que há poucos motoristas e muitos cancelamentos. Isso fez com que a Uber no Brasil fosse convocada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça para explicar quais as causas dessa falha na prestação do serviço.

A rival 99 anunciou ontem (20) a limitação de 19,99% nas taxas aplicadas a motoristas. A mudança vale para todos que realizarem pelo menos 10 corridas no período de sete dias e tem como objetivo aumentar o lucro de quem está na linha de frente.

A ideia da Uber parece ser ótima para os Estados Unidos, onde muita gente consegue viver somente do trabalho. Aqui no Brasil, com o lucro cada vez menor, muita gente passou a fazer o transporte de passageiros apenas como renda complementar. É difícil pensar que o trabalhador, que já ganha pouco, vai gastar dinheiro em tablets e outdoors digitais para equipar seus veículos.