Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

99 vai reembolsar motoristas taxados em mais de 19,99%

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Outubro de 2022 às 08h26

Link copiado!

Divulgação/99
Divulgação/99
Tudo sobre 99 

O aplicativo de transporte 99 anunciou uma nova taxa máxima semanal de até 19,99% sobre o faturamento dos motoristas. A mudança já está valendo desde 17 de outubro de 2022 para todos que realizarem pelo menos 10 corridas no período de sete dias e tem como objetivo aumentar o lucro de quem está na linha de frente.

Segundo a empresa, a redução vem após os pedidos dos motoristas, com o objetivo de gerar mais renda para que "mais pessoas possam prosperar usando o app". Condutores que atuam nas mais de 1,6 mil cidades onde a 99 está disponível devem ser beneficiados.

A 99 explica que a taxa diária não será fixa e deve variar durante as corridas. Quando fechar o cálculo da semana, se a porcentagem ultrapassar o limite de 19,99%, o motorista será reembolsado pela quantia excedente.

Continua após a publicidade

Um aviso será enviado para o celular do parceiro, que poderá acompanhar os cálculos e os ganhos em tempo real pelo app. Essa adição deve permitir ao condutor saber quanto pode ganhar ao final da semana, permitindo melhor planejamento financeiro para a sua vida pessoal.

“A taxa garantida é um compromisso da empresa com os motoristas, que estão no centro do nosso ecossistema. Ao cuidar deles, isso também se reflete em uma experiência ainda melhor para os passageiros e criamos um ciclo virtuoso que move a economia e a sociedade. Com isso, todos ganham”, explica a diretora de experiência do cliente na 99, Priscilla Ferreira.

A 99 espera que a taxa menor incentive mais motoristas a rodar nas ruas com o app da empresa. Passageiros tem reclamado da redução na quantidade de motoristas nos últimos dois anos, o que aumenta o tempo de espera por uma corrida, eleva os valores pagos pelo consumidor e dificulta o deslocamento pelas cidades, principalmente em pequenos municípios.

Continua após a publicidade

Como vai funcionar a Taxa Garantida da 99?

A "Taxa Garantida 99" não é uma promoção, mas sim uma nova política da empresa para aumentar os ganhos dos motoristas. Todo valor de desconto que superar o limite de 19,99% dos ganhos será automaticamente reembolsado para o parceiro.

O pagamento será credito na conta automaticamente às segundas-feiras, até o fim do dia, somente para quem ultrapassar o percentual. A empresa explica não haver necessidade de acessar os canais de atendimento nem fazer nenhuma solicitação formal: tudo será automatizado para maior segurança do motorista.

Continua após a publicidade

O valor será depositado junto com os ganhos diretamente na carteira digital do motorista. Será possível companhar tudo pela Central de Ganhos, que agora vai discriminar o valor da taxa média semanal e quanto foi devolvido em relação à taxa da semana anterior. Os dados antigos seguem disponíveis: total de corridas realizadas, percentuais descontados e valores que serão recebidos.

Taxas elevadas são problema

Uma das principais reclamações dos motoristas de app são as altas taxas cobradas pelos serviços, que podem ultrapassar facilmente os 35%. Isso faz com que certos trajetos sejam pouco lucrativos ou até tragam prejuízos financeiros para os condutores, uma das razões pelas quais está tão difícil conseguir corridas.

Em junho, a 99 e a Uber foram convocadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça para explicar os cancelamentos de viagens. O órgão queria entender a motivação para aumento dos preços nos últimos tempos e porque houve uma redução na quantidade de motoristas.

Continua após a publicidade

Em razão da elevada taxação, muitas soluções alternativas nasceram com o propósito de remunerar melhor os motoristas. Um exemplo é o AppJusto, voltado para o delivery de alimentos, cuja proposta é oferecer taxas muito baixas (de poucos centavos, na maioria das vezes) para fidelizar entregadores. Os restaurantes pagam apenas 5% sobre o valor do pedido, acrescido apenas da taxa da operadora financeira, para participar da plataforma.