Publicidade

É possível bloquear um motorista da Uber?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Outubro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/ Uber
Reprodução/ Uber
Tudo sobre Uber

Quem teve problemas em alguma viagem certamente quer saber como bloquear um motorista da Uber. Condução desatenta, uso de telefone celular, imprudência ao volante e assédio são causas recorrentes para fazer um passageiro evitar pegar um carro com aquele condutor. Mas será que é possível bloquear um motorista do Uber?

A Uber tem alguns mecanismos de segurança para ajudar o usuário a se proteger de eventuais abusos dos condutores. A primeira medida é a avaliação mútua: motorista e passageiros podem dar estrelas uns aos outros para mensurar a qualidade da viagem.

Continua após a publicidade

Quem deseja bloquear um motorista deve avaliá-lo com uma estrela e recorrer ao suporte do Uber para relatar um problema. Você deve justificar, com o maior número de detalhes possíveis, o porquê da avaliação ruim e quais os acontecimentos responsáveis pelo caso.

O motorista do Uber será bloqueado?

Se o bloqueio desejado é apenas evitar ser transportado por ele novamente, então a resposta é não. Não existe uma ferramenta como no WhatsApp ou no Instagram que impeça um motorista de ser escalado no seu trajeto.

Em cidades grandes, é improvável que alguém pegue carona com o mesmo motorista mais de uma vez, mas em pequenos municípios isso pode acontecer. Caso reconheça o nome, a foto ou o carro do condutor, a melhor solução é cancelar a corrida e relatar o motivo à Uber, que pode ou não isentar a cobrança.

Continua após a publicidade

Caso você queira bloquear o motorista permanentemente da plataforma, o processo é ainda mais complexo. Todo parceiro que recebe sucessivas avaliações negativas, ou é acusado de crimes graves, pode ser automaticamente banido do sistema pela equipe do app.

Um único relato sem provas não será suficiente para fazer um motorista ser bloqueado, suspenso ou banido da Uber para sempre. O ideal é coletar o máximo de provas possíveis e enviar para o suporte do aplicativo, assim eles poderão decidir o que fazer com o motorista.

Como o Uber pode ajudar quem deseja bloquear um motorista?

Continua após a publicidade

O aplicativo Uber adiciona regularmente ferramentas e medidas de segurança para garantir o conforto de condutores e passageiros. Saber usar esses recursos pode ser mais eficaz do que querer bloquear um motorista.

Confira os principais recursos de segurança do app:

  • U-Áudio: permite a gravação de áudio durante todo o trajeto, quando o motorista ou o passageiro estiver sendo desrespeitoso, por exemplo;
  • U-Ajuda: tecnologia que detecta uma parada não prevista e pode iniciar uma checagem automática de um desvio de rota;
  • U-Acompanha: facilita o compartilhamento de viagem com outras pessoas, em tempo real, para monitoramento do trajeto por terceiros;
  • U-Help: usado para emergências que exigem a presença da polícia;
  • U-Check: antes de virar motorista parceiros, é feita uma verificação dos documentos pessoais e do veículo, selfies antes de iniciar a corrida e outras medidas;
  • U-Seguro: durante todas as viagens, os motoristas parceiros e usuários contam com um seguro para acidentes pessoais.

Devo "bloquear" um motorista da Uber?

Continua após a publicidade

Depende do que ocorreu. Você não pode bloquear diretamente um motorista, mas avaliá-lo com apenas uma estrela vai prejudicar a sua reputação para sempre.

Em razão disso, é fundamental ressaltar que a medida não deve ser tomada em qualquer caso, porque você trará prejuízo para um pai de família por algo fútil ou pouco importante. Uma discordância política, um bate-boca sobre determinado assunto ou mero atraso não deve ser causa suficiente para prejudicar o trabalhador.

Tenha consciência que o cliente é sempre o lado mais forte na relação comercial, portanto o patrão (no caso, a empresa Uber) vai prezar pela satisfação dele. Lembre-se todas as pessoas têm dias bons e ruins, é preciso compreender sempre o lado do outro antes de tomar qualquer medida para prejudicá-lo.