Teclado da Samsung deve ganhar IA para criar e traduzir texto
Por Felipe Demartini • Editado por Douglas Ciriaco |

A Samsung estaria preparando uma ampla introdução da inteligência artificial na One UI 6.1, especialmente no teclado oficial da interface. Durante a digitação, a tecnologia seria usada para sugerir tons diferentes para o texto, além de sugerir correções e até traduzir os conteúdos automaticamente para diferentes idiomas.
- Celulares com IA "On Device" podem exigir ao menos 12 GB de RAM
- Criar imagem com IA gasta tanta energia quanto carregar o celular
O recurso seria inspirado no que o Google fez com seu próprio teclado, o Gboard, com tons pré-programados para a fala. O usuário poderia escolher entre abordagens casuais, sociais, profissionais ou mais educadas, com o texto sendo reconhecido automaticamente e realizando as alterações de acordo com o contexto.
Os novos recursos de teclado seriam parte de uma adição maior da inteligência artificial à One UI 6.1, mais recente atualização da interface da Samsung para seus celulares Android. Fora da escrita, a geração automática de papeis de parede e fundos para imagens, além da composição automática de resumos a partir de anotações do usuário, seriam parte do pacote de funções.
"Samsung OneUI 6.1, recurso de mudança de tom do Teclado da Samsung Com a futura Samsung One UI 6.1, você poderá mudar como suas sentenças soam e até as traduzir com a ajuda da IA."
Outra adição útil estaria relacionada à tradução, com a IA reconhecendo automaticamente quando uma página em outro idioma está sendo acessada. A conversão de idioma aconteceria direto na janela, sem a necessidade de copiar e colar o texto em um app como o Google Tradutor, por exemplo.
Novidades de IA podem chegar no Galaxy S24
A expectativa é que a implementação de recursos de inteligência artificial dê as caras de forma integrada no Samsung Galaxy S24. O próximo celular de topo de linha deve ser lançado no início de 2024 e conta com o hardware necessário para rodar as aplicações avançadas, o que também coloca dúvidas quanto ao uso da tecnologia em aparelhos mais antigos.
A ideia é que processadores como o Snapdragon 8 de terceira geração e o Exynos 2400 seriam plenamente capazes de rodar tais recursos. Enquanto isso, a Samsung desenvolve seu próprio modelo de linguagem, o Gauss, que estaria nos bastidores de todas as inovações vistas pela marca como um diferencial para sua próxima era de dispositivos.
Por enquanto, nada confirmado pela Samsung. Mas considerando a corrida pela IA em praticamente todo produto de tecnologia atual, não seria nenhuma surpresa se a marca confiasse na inovação para chamar a atenção nos anúncios que acontecerão em alguns meses.