Spotify vai informar quando uma música foi criada com IA
Por Bruno De Blasi |

O Spotify vai avisar quando uma música foi criada com inteligência artificial. A nova medida faz parte de uma série de novidades anunciadas nesta quinta-feira (25) para garantir mais transparência e combater spam.
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A atualização chega para mostrar aos ouvintes que recursos de inteligência artificial foram utilizados para criar ou editar faixas da plataforma. Essa identificação será utilizada até mesmo quando a tecnologia foi aplicada em pequenas partes da trilha, como fazer ajustes na pós-edição, por exemplo.
Para isso, o Spotify anunciou a participação no desenvolvimento de um padrão da indústria para divulgar o uso das ferramentas nos créditos musicais, criado pelo DDEX. Os selos de IA serão incluídas no aplicativo à medida que as informações forem submetidas por gravadoras, distribuidores e parceiros.
O Spotify, por outro lado, não deu previsão de lançamento do recurso nos apps para Android, iOS, Windows, macOS, Linux e na versão web.
“Esse padrão permite que artistas e detentores de direitos indiquem claramente onde e como a IA participou na criação de uma faixa – seja em vocais, instrumentação ou pós-produção. A mudança é sobre fortalecer a confiança na plataforma, não sobre punir artistas que usam IA de forma responsável ou rebaixar músicas por serem transparentes”, diz a empresa.
A medida chega após a estreia o caso da banda Velvet Sundown, que após longas discussões de ouvintes em fóruns e redes sociais, o responsável pelo "grupo" confessou que tudo era fruto de ferramentas de inteligência artificial. Na ocasião, apenas o Deezer contava com um indicador para informar que as músicas foram feitas com IA generativa.
Combate ao spam e imitação
O Spotify revelou mais duas mudanças para combater o uso indevido da plataforma. Entre eles, o novo sistema de filtragem de spam, que vai identificar uploads de conteúdos e faixas envolvidos nessas práticas com a finalidade de rotulá-los e encerrar as recomendações.
“Queremos ter cuidado para não penalizar injustamente artistas legítimos, por isso o sistema será implementado de forma gradual nos próximos meses, com novos sinais sendo adicionados conforme surgirem esquemas inéditos”, explica a companhia em nota.
As regras contra imitação também foram fortalecidas. Na nova política, a companhia esclarece como lida com denúncias sobre clonagem de voz com IA e demais técnicas. A medida visa garantir mais proteção aos artistas e mais transparência nos processos de moderação de conteúdos do streaming.
Em paralelo, o Spotify aumentou os investimentos para combater a prática de enviar músicas para o perfil de outro artista de forma fraudulenta.
“Estamos testando novas medidas de prevenção com os principais distribuidores de artistas, para que eles consigam bloquear esses ataques na origem. Do nosso lado, também vamos investir mais recursos no processo de análise de ‘conteúdo fora do lugar’, reduzindo o tempo de espera para revisão e permitindo que artistas denunciem o problema até mesmo no estado de pré-lançamento”, anunciaram.
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