Por que o Spotify não aceita mais pagamentos via App Store no iPhone?
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O Spotify vai remover a App Store como forma de pagamento do plano Premium no iPhone. Dessa forma, quem ainda assina o serviço pela loja da Apple precisa alterar o mudar o método financeiro para continuar com os benefícios.
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De acordo com a Variety, a empresa de streaming enviou um comunicado para assinantes e informou que não aceitará mais o serviço de cobranças da Apple como forma de pagamentos. Quem recebeu a notificação tem até o próximo ciclo de cobrança para fazer a alteração ou a conta será regredida para a versão gratuita, com anúncios e outras limitações de reprodução.
Por que isso acontece?
O bloqueio do uso da App Store para pagar o Spotify Premium não é uma opção comum: em 2016, o serviço impediu novas assinaturas a partir da loja da Apple, mas manteve a forma de pagamento para as assinaturas preexistentes.
Isso é uma forma de evitar a taxa cobrada pela Apple para compras e assinaturas dentro da sua própria loja de aplicativos: a Maçã cobra uma comissão de 30% sobre as transações para desenvolvedoras que faturam mais de US$ 1 milhão por ano na plataforma.
Agora, os usuários remanescentes precisam assinar o plano Premium pelo navegador e usar os métodos de pagamento disponíveis: cartões de crédito ou débito, boleto e vale-presente são algumas das opções.
Spotify vs. Apple
O atrito entre as duas empresas não é recente. Além de interromper as novas assinaturas pela App Store, o Spotify denunciou a Apple para a Comissão Europeia em 2019, alegando “práticas desleais” da Maçã, que supostamente “limitam propositadamente a escolha e sufocam a inovação às custas da experiência do usuário”.
A App Store cobra uma taxa que varia entre 15% e 30% sobre as compras e assinaturas feitas nos apps distribuídos pela App Store. Segundo o CEO do Spotify, Daniel Ek, o "imposto" forçaria a empresa a aumentar o valor de assinatura e torná-la bem mais cara do que o rival Apple Music.
Posteriormente, em 2022, o Spotify suspendeu a venda de audiolivros pelo aplicativo no iOS. O streaming tentou driblar a taxa da App Store ao vender os conteúdos separadamente pelo navegador, mas para reprodução no aplicativo. No entanto, a Apple exige que a venda aconteça dentro da própria ferramenta, seguindo as regras (e taxas) da App Store.
Fonte: Variety