Como ter dois WhatsApp no mesmo celular

Como ter dois WhatsApp no mesmo celular

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 23 de Novembro de 2021 às 10h50
Diego Cervo/Unsplash

Se você acredita que para ter dois WhatsApp (Android l iOS l Web l Desktop) no mesmo celular é preciso possuir um modelo Dual Chip — isto é, que permite a inserção de dois chips (cartões SIM) com números diferentes —, você está enganado. Existem diferentes formas de utilizar uma conta secundária do app no mesmo aparelho.

De modo geral, são três métodos principais: o WhatsApp Business; a função aplicativo gêmeo, nativa em alguns celulares; e o app Parallel Space, voltado para dispositivos Android que não essa função.

WhatsApp duplo no celular

O mensageiro não permite que os usuários tenham duas contas pessoais em um único aparelho. Para driblar essa regra, o usuário pode recorrer à criação de uma conta no WhatsApp Business. Afinal, é completamente possível utilizar a versão comercial do mensageiro para fins pessoais. Há, contudo, uma regra importante: cada conta deve ser registrada com um número diferente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

1. Cadastre-se no WhatsApp Business

Se você já possui um perfil no WhatsApp comum, notará que o processo de cadastro na versão Business (Android l iOS) é muito semelhante. Para começar, instale o aplicativo pela Google Play Store.

Na tela inicial, concorde com os Termos de Serviço com o botão “Concordar e continuar”. Em seguida, selecione o comando “Usar outro número” e, na próxima tela, informe-o. Conclua as etapas de verificação e finalize o processo editando o seu perfil.

O WhatsApp Business também pode servir para o uso pessoal (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

2. Use a função aplicativo gêmeo

Em alguns aparelhos, há também a função de aplicativo gêmeo. Ela pode aparecer sob diferentes nomenclaturas, como "Dual App", "Twin Apps", "Clone Apps" e "Dual Messenger". Esse recurso, como citado anteriormente, replica os efeitos do aplicativo gêmeo e, a partir disso, possibilita o WhatsApp Duplo.

A possibilidade está presente em alguns modelos da Xiaomi, Samsung, Oppo, Asus, Huawei, LG e outras fabricantes. Para acessá-la, é preciso entrar nas Configurações do aparelho e selecionar a aba "Apps". Na próxima tela, clique sobre o recurso e habilite a opção no WhatsApp. Vale lembrar que esse caminho pode mudar a depender do aparelho Android.

Para usar duas contas do WhatsApp no mesmo celular, basta voltar à tela inicial ou entrar na sua biblioteca de apps. Lá você verá o aplicativo gêmeo. Clique sobre ele e faça o cadastro normalmente.

O recurso de aplicativo gêmeo não aparece em todos aparelhos Android (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

3. Crie um WhatsApp Duplo com Parallel Space

Para aqueles que não querem recorrer ao WhatsApp Business e não possuem um celular com o recurso acima, resta o aplicativo Parallel Space (Android), que replica os efeitos do aplicativo gêmeo. Para acessar o app, utilize a loja de aplicativos da Google para fazer o download.

Na tela de apresentação, toque no botão "Continuar" e, depois, em "Começar". Com isso, você verá os apps que são suportados. Selecione o WhatsApp e, depois, toque em "Adicionar ao Parallel Space". Dê mais um clique no mensageiro, conceda as permissões necessárias e faça o cadastro do número de telefone secundário.

O Parallel Space duplica o app e você pode ter dois WhatsApp no celular (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você conhece as principais formas de usar dois WhatsApp em um único celular.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.