Como restaurar o backup do WhatsApp

Como restaurar o backup do WhatsApp

Por Felipe Freitas | Editado por Bruno Salutes | 03 de Março de 2022 às 11h50
Canaltech/Felipe Freitas

Descobrir como restaurar um backup do WhatsApp, é uma das soluções nativas do mensageiro quando precisamos recuperar mensagens perdidas ou apagadas. No entanto, caso você queira restaurar mensagens antigas, é importante verificar a data do último backup e saber como restaurá-lo através do aplicativo.

Para restaurar um backup do WhatsApp, o procedimento padrão é instalar novamente o aplicativo, mas há um porém. Entre smartphones com sistema Android e iOS, existem opções diferentes de recuperação de mensagens por conta dos arquivos “msgstore” gerados pelo WhatsApp no sistema Android. Nesta matéria, veja como restaurar suas mensagens!

Como verificar se existem backups no WhatsApp

Para verificar a data do seu último backup no WhatsApp:

  1. Acesse "Configurações";
  2. Selecione a categoria "Conversas";
  3. Toque em "Backup de conversas";
  4. Nessa página, é possível verificar qual a data do último backup realizado para a nuvem, ao reinstalar o aplicativo este será o backup restaurado.

    Acesse a categoria "Backup de conversas" (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Como restaurar um backup de mensagens recentes no WhatsApp

Antes de começar, vale lembrar que durante esse processo você pode perder mensagens mais recentes dependendo da data do seu último backup. Caso você queira recuperar mensagens “recentes” de uma semana atrás ou mais, essa é uma boa opção.

Agora, se você quiser revisitar mensagens mais antigas, siga para a próxima etapa da matéria. Para restaurar um backup recente do WhatsApp, acompanhe o seguinte passo a passo:

  1. Verifique se existe um arquivo de backup vinculado ao seu número. Com um arquivo de backup confirmado, desinstale o aplicativo do WhatsApp;
  2. Em seguida, instale o app novamente e realize a configuração inicial;
  3. Após confirmar seu número, o mensageiro exibirá uma página dizendo que um "Backup foi encontrado". Então, verifique novamente a data do Backup e toque em "Restaurar" para continuar";
  4. Feito isso, o WhatsApp restaurará todas as suas mensagens e conversas até a data daquele backup, arquivos como fotos e vídeos também serão restaurados, mas em segundo plano.

    O WhatsApp reconhecerá aquele backup para ser restaurado (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Como restaurar um backup de mensagens antigas no WhatsApp

Em smartphones com sistema Android também é possível restaurar arquivos de backup mais antigos. Veja como fazer isso nas próximas linhas:

  1. Verifique se existem backups no seu WhatsApp;
  2. Feito isso, acesse os arquivos e pastas do seu celular através do "Gerenciador de arquivos" (o nome do app de pastas pode variar entre versões do Android);
  3. Toque na pasta "WhatsApp";
  4. Acesse a pasta "Databases";
  5. Nessa pasta, você encontrará todos os arquivos de backups já realizados pelo WhatsApp.

    Acesse a pasta "WhatsApp" no seu smartphone para encontrar seus arquivos de backup (Captura de tela: Canaltech/Rodrigo Folter)

Observações importantes:

  • Esses arquivos se chamam "msgstore" e cada um deles tem sua data nomeada em ano, mês e dia. Eles são responsáveis por armazenar backups de mensagens até aquela data em específico.
  • Nessa pasta, também é possível encontrar um arquivo sem data "msgstore.db.crypt" (observe que todos os arquivos têm a nomenclatura ".crypt + número") sua numeração corresponde a versão do WhatsApp quando ele foi realizado.
  • Antes de realizar qualquer ação, faça uma cópia de segurança do seu arquivo de backup mais recente. Para isso, basta selecioná-lo e tocar em "Copiar".

Para restaurar um backup local que não seja o mais recente, siga estas etapas:

  1. No app gerenciador de arquivos, abra sua pasta de armazenamento local ou cartão SD e, em seguida, acesse em WhatsApp > Databases. Caso seus dados não estejam armazenados no cartão SD, você encontrará a opção de armazenamento interno ou armazenamento principal;

  2. Feito isso, renomeie o arquivo de backup que você deseja restaurar de msgstore-AAAA-MM-DD.1.db.crypt14 para msgstore.db.crypt14;

  3. O backup mais antigo pode ter sido criado com um protocolo diferente, como crypt9 ou crypt10. É importante não mudar o número da extensão crypt do arquivo. Feito isso, desinstale e reinstale o WhatsApp. Daí durante a configuração inicial, um backup será encontrado Verifique sua data e depois toque em "Restaurar" quando solicitado;

  4. Para retornar para um backup mais recente, basta repetir o mesmo processo renomeando a sua cópia de segurança de backup para “msgstore.db.crypt14”.

    O WhatsApp reconhece que existe um backup de mensagens no seu smartphone (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Como exportar o histórico de mensagens de uma conversa no WhatsApp

Também é possível exportar o histórico completo de mensagens de um grupo ou uma pessoa em específico no WhatsApp, veja como fazer:

  1. Acesse "Configurações";
  2. Toque na categoria "Conversas";
  3. Selecione "Histórico de conversas";
  4. Toque em "Exportar conversa";
  5. Escolha a conversa ou grupo que você deseja exportar o histórico de mensagens e toque em "Avançar";
  6. Selecione se você deseja incluir arquivos de mídia;
  7. Por fim, é só compartilhá-lo. Você pode salvá-lo no Google Drive, enviá-lo por email ou até mesmo via WhatsApp.

    Exporte um histórico completo de uma conversa no WhatsApp (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Com essas dicas fica mais fácil restaurar backups recentes e antigos do WhatsApp. Gostou dessa matéria? Compartilhe essa dica com seus amigos!

Fonte: WhatsApp

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.