Qual a diferença entre Facebook e o Facebook Lite?

Qual a diferença entre Facebook e o Facebook Lite?

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 18 de Janeiro de 2022 às 08h55
Matheus Costa/Canaltech

O Facebook Lite é uma versão mais leve do aplicativo do Facebook para Android. O app é desenvolvido para trazer as principais funções da rede social sem ocupar muito espaço da memória e com baixo consumo de dados móveis.

Dessa forma, é possível usar o Facebook Lite (Android) para publicar e interagir com amigos na rede social em celulares mais antigos. Existem algumas diferenças com relação à versão comum do Facebook (Android | iOS), principalmente em se tratando da interface e funções disponíveis. Veja o comparativo!

Facebook e Facebook Lite: principais diferenças

Entre os diferenciais do app principal do Facebook e o Facebook Lite estão os recursos disponíveis e aspectos visuais. Enquanto o app principal é desenvolvido para a melhor experiência e acesso a todos os recursos, a versão Lite precisou sacrificar algumas funções específicas e recursos visuais.

À esquerda, a versão tradicional do Facebook; à direita, o Facebook Lite (Captura de tela: André Magalhães)

Com relação às funções principais, não se preocupe: o Facebook Lite atende às demandas mais populares da rede social. É possível criar publicações e Stories, comentar em outras postagens, compartilhar conteúdos, iniciar transmissões ao vivo e assistir aos vídeos pela versão mais leve do aplicativo.

Por outro lado, as diferenças começam a aparecer em funções específicas e na interface de cada app. O Facebook Lite, por exemplo, não permite a criação ou o uso de avatares 3D, frequentemente usados como figurinhas em comentários ou conversas.

Menu do Facebook Lite (à direita) tem interface diferente (Captura de tela: André Magalhães)

Outra limitação de recursos está na publicação de Stories. O Facebook Lite permite criar apenas publicações com texto, música ou uso da câmera. Na versão principal, é possível usar recursos como Boomerang, tela verde e modo de selfies.

Com relação à interface, é fácil notar diferenças entre cada app. O Facebook Lite abre mão de muitas animações e fontes, com um layout diferente e similar ao de versões mais antigas do Facebook. Por conta disso, o carregamento de páginas e funções pode ser mais demorado por disponibilizar menos animações. Além disso, a organização do menu de funções do aplicativo também muda, com uma lista simples no lugar das opções distribuídas em quadros.

Facebook Lite: compatibilidade

Enquanto o app tradicional do Facebook possui versões para Android e iOS, o Facebook Lite está disponível apenas para Android. O aplicativo chegou a possuir versão para iOS, mas foi descontinuada em agosto de 2020.

A grande vantagem do Facebook Lite é a compatibilidade com celulares antigos. Além de ocupar pouco espaço na memória, o aplicativo pode ser instalado em dispositivos com versão Android 2.2 ou superior. Portanto, se o seu celular não comporta mais as atualizações do aplicativo tradicional, vale a pena conferir o Lite para usar a rede social.

O app também foi desenvolvido para utilizar menos memória RAM. Assim, os usuários que possuem celulares mais básicos e com menos poder de processamento, podem ter uma experiência mais fluida do app. Isso é bastante positivo, pois pode contribuir para que a performance geral do aparelho aumente.

Facebook Lite: tamanho e consumo de dados

Como já foi mencionado anteriormente, o Facebook Lite é desenvolvido para ocupar um menor espaço na memória. Em cada dispositivo, o tamanho de cada app pode variar, incluindo opções de cash. No entanto, ao comparar com a versão principal do Facebook, é fácil notar as diferenças.

Comparativo de espaço ocupado por versões do Facebook e Facebook Lite no Android (Captura de tela: André Magalhães)

Em comparação feita em um Samsung Galaxy Note S20 Fe, o aplicativo comum do Facebook chega a ocupar 558 MB de espaço, com 273 MB dedicados apenas ao aplicativo. A versão Lite, por sua vez, ocupa 41,38 MB da memória do aparelho, com apenas 3,2 MB dedicados ao app.

O Facebook Lite também tem menor consumo de dados de internet, principalmente por incluir menos recursos visuais e funções do que a versão comum. A proposta do app, inclusive, é de permitir o uso em redes 2G.

Há, ainda, uma função de economia de dados, acessada a partir do menu de opções. Essa configuração permite reduzir a qualidade de fotos e vídeos ao usar dados móveis e ainda informa os dados gastos nos últimos 30 dias.

O que pode ser feito no Facebook Lite?

Com as frequentes atualizações, o Facebook Lite acumula recursos e traz uma experiência parecida com a versão comum. No app, é possível fazer atividades como: criar, comentar e compartilhar publicações; reagir em publicações e comentários; assistir a vídeos pelo Facebook Watch e Facebook Gaming; publicar e visualizar anúncios no Marketplace; utilizar a função Namoro; criar e publicar em páginas, entre outras opções.

O app ainda conta com a vantagem de incluir o Messenger na lista de funções. Dessa forma, não é necessário baixar o aplicativo exclusivo do mensageiro para acessar as suas conversas com amigos.

O que não pode ser feito no Facebook Lite?

Durante a navegação, algumas funções não podem ser realizadas pelo Facebook Lite. Isso inclui: criar e utilizar figurinhas de avatar 3D; publicar Stories com a função de tela verde ou Boomerang; acessar a função de compras e recursos relacionados a jogos e criar publicações a partir de um GIF.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.