Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona o Facebook Gaming | Guia Prático

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 04 de Fevereiro de 2022 às 19h10

Link copiado!

Reprodução/Facebook Gaming
Reprodução/Facebook Gaming
Tudo sobre Facebook

O Facebook Gaming é a plataforma de jogos criada pelo Facebook. Com foco principal nas transmissões ao vivo, compete no cenário com Twitch e YouTube Gaming, mas também disponibiliza espaços para jogar pela rede social e criar torneios com a comunidade.

O Facebook Gaming tem um aplicativo próprio para celulares, mas a interface pode ser acessada através da rede social. Portanto, torna-se uma opção atrativa para explorar o alcance do Facebook durante transmissões ao vivo. Quer saber como funciona o Facebook Gaming? Confira mais informações a seguir!

Como funciona o Facebook Gaming

Continua após a publicidade

O Facebook Gaming funciona como uma plataforma de vídeos voltada para transmissões de games ao vivo. Na interface, é possível navegar por páginas que você segue no Facebook, streamers populares e jogos. As transmissões são feitas no mesmo formato de outras lives da rede social, com espaço para comentários e reações.

Assim como em outras plataformas do segmento, como a Twitch e a NimoTV, existe um sistema de assinaturas para streamers populares e parceiros oficiais do Facebook Gaming. Nesse casos, quem assiste aos vídeos pode pagar um valor para a inscrição e receber benefícios exclusivos como selo de assinantes, stickers específicos e acesso a grupos de discussão.

Durante as transmissões, também é possível enviar estrelas como forma de agradecimento e apoio ao canal. Os pacotes de estrelas são vendidos a partir de R$ 1,33, e essa bonificação pode ser usada para destacar comentários e enviar presentes.

Além dos vídeos ao vivo, o Facebook Gaming possui outros recursos interessantes para quem utiliza a rede social. Há uma área de games, que podem ser jogados pelo navegador ou celular, incluindo títulos populares como Angry Birds, Uno e Perguntados. A ferramenta ainda pode ser utilizada para criar eventos e torneios de jogos, com opções para campeonatos privados ou públicos.

Como fazer live no Facebook Gaming

Para publicar lives no Facebook Gaming, é necessário possuir uma página na rede social. A partir disso, as transmissões ao vivo podem ser realizadas e agendadas, aproveitando o alcance para todos os seguidores na rede. Existem duas formas principais para transmitir: pelo celular ou pelo computador.

Continua após a publicidade

No aplicativo para celulares, é possível fazer transmissões da sua tela, com suporte para o microfone e a câmera. Por isso, o Facebook Gaming tem um grande apelo em jogos mobile, como Free Fire, Mobile Legends e Subway Surfers. Nesse caso, vincule a sua conta do Facebook e toque no ícone de câmera para iniciar uma transmissão. Em seguida, escolha o app que deseja exibir.

Pelo computador, a transmissão é feita com a ajuda de um software de streaming, como o OBS Studio ou o XSplit. É necessário vincular a sua chave de transmissão com esses apps e, em seguida, organizar a sua live.

Ao contrário de outras opções, como Twitch e YouTube, não há uma maneira nativa de fazer transmissões no Facebook Gaming a partir do seu console. Para isso, é necessário utilizar uma placa de captura e realizar a live pelo computador, com a ajuda dos softwares já mencionados.

Continua após a publicidade

A plataforma ainda disponibiliza o programa Level Up, um bootcamp para criadores de conteúdo na plataforma com ferramentas para monetização e controle de crescimento de audiência. Para participar desse programa, é necessário possuir uma página ativa de criação de conteúdo de jogos com pelo menos 100 seguidores e um administrador com mais de 18 anos, além de ter feito transmissões de jogos por pelo menos quatro horas nos últimos 14 dias.

Quais são os concorrentes do Facebook Gaming

No mercado de streaming de games, o Facebook Gaming concorre com grandes plataformas do cenário, como a Twitch e o YouTube Gaming. Apesar da maior popularidade da Twitch, a plataforma do Facebook disputa diretamente com o YouTube pela segunda colocação.

Conforme o relatório “2021 Video Game Live Streaming Trends Report”, divulgado pelo portal Stream Hatchet, o Facebook Gaming acumulou 4,8 bilhões de horas assistidas na plataforma em 2021, um crescimento em relação à marca de 3,1 bilhões em 2020.

Continua após a publicidade

O YouTube Gaming terminou 2021 com 5 bilhões de horas assistidas, mas o relatório revela que a plataforma do Facebook superou a rival em popularidade a partir do segundo semestre. A Twitch, por sua vez, dominou o cenário com mais de 24,3 bilhões de horas assistidas.

Em comparação com os dois serviços, o Facebook Gaming destaca-se por oferecer a base de usuários do Facebook, opção de lives pelo celular e maior acessibilidade: não é necessário baixar um aplicativo extra para assistir aos vídeos, disponibilizados na plataforma da rede social.

Por outro lado, ainda é uma plataforma mais recente, lançada em 2018, e portanto ainda não tem uma comunidade tão ativa como a Twitch, por exemplo.

Quais são os streamers mais famosos do Facebook Gaming

Continua após a publicidade

Para atrair ainda mais espectadores, o Facebook Gaming realiza parcerias com criadores de conteúdo com exclusividade para a plataforma. Alguns portais e streamers famosos incluem Desimpedidos, Samira Close, VenomExtreme e Neymar Jr.

Em 2021, o canal brasileiro mais popular no Facebook Gaming foi o do streamer Gabepeixe. Segundo o relatório "Facebook Gaming in 2021 — Popular Channels and Languages", do portal Stream Charts, Gabepeixe acumulou mais de 11 milhões de horas assistidas na plataforma, ocupando a décima colocação entre os mais populares do mundo — o único brasileiro da lista.

Fonte: Facebook Gaming, Stream ChartsStream Hatchet