Qual a diferença entre Facebook e o Facebook Lite?
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi | •

O Facebook Lite é a versão leve do app para Android, feita para ocupar pouco espaço e gastar menos internet. Ele permite publicar e interagir com amigos mesmo em celulares antigos. Em comparação ao app comum do Facebook, traz algumas diferenças na interface e nas funções disponíveis.
- Como deixar o Facebook mais seguro | 8 dicas
- Por que meu Facebook está mostrando o local de login errado?
A seguir, tire suas dúvidas sobre:
- Qual é a diferença entre o Facebook e o Facebook Lite?
- O que pode ser feito no Facebook Lite?
- O que não pode ser feito no Facebook Lite?
Qual é a diferença entre o Facebook e o Facebook Lite?
Veja as principais diferenças entre o Facebook e o Facebook Lite a seguir:
- Recursos;
- Interface;
- Compatibilidade;
- Tamanho e consumo de dados.
Recursos
As principais diferenças entre o Facebook e o Facebook Lite estão nos recursos disponíveis e no visual. O app principal oferece a experiência completa, enquanto a versão Lite abre mão de algumas funções para ser mais leve.
No dia a dia, o Facebook Lite atende bem: dá para criar publicações e Stories, comentar, compartilhar conteúdos, fazer transmissões ao vivo e assistir a vídeos.
As limitações aparecem em recursos extras. O Lite não permite criar ou usar avatares 3D, e os Stories só podem ser feitos com texto, música ou câmera. Já no app principal, é possível usar efeitos, como o Boomerang, tela verde e modo de selfies.
Interface
Com relação à interface, é fácil notar diferenças entre cada app. O Facebook Lite tem menos animações e fontes, com um visual mais simples, parecido com versões antigas do Facebook. Por isso, algumas páginas e funções podem carregar mais devagar.
Além disso, a organização do menu de funções do aplicativo também muda, com uma lista simples no lugar das opções distribuídas em quadros.
Compatibilidade
O app tradicional do Facebook possui versões para Android e iOS, enquanto o Facebook Lite está disponível apenas para Android. O aplicativo chegou a possuir versão para iOS, mas foi descontinuada em agosto de 2020.
A grande vantagem do Facebook Lite é a compatibilidade com celulares antigos. Ele ocupa pouco espaço, funciona em dispositivos com Android 2.2 ou superior e usa menos memória RAM. Isso permite que até celulares básicos rodem o app de forma mais estável, melhorando o desempenho geral do aparelho.
Tamanho e consumo de dados
O Facebook Lite foi desenvolvido para ocupar menos espaço no celular. O tamanho do app pode variar de acordo com o dispositivo, mas é sempre menor que o da versão principal do Facebook.
O app também consome menos dados de internet, por ter menos recursos visuais e funções, sendo adequado até para redes 2G.
Além disso, há uma função de economia de dados no menu de opções, que reduz a qualidade de fotos e vídeos ao usar dados móveis e mostra o consumo dos últimos 30 dias.
O que pode ser feito no Facebook Lite?
O Facebook Lite mantém a maioria dos recursos da versão tradicional, mas de forma mais leve e adaptada para celulares básicos ou redes lentas. Veja o que pode ser feito no app:
- Criar, comentar e compartilhar publicações;
- Reagir em posts e comentários;
- Assistir a vídeos no Facebook Watch e no Facebook Gaming;
- Publicar e visualizar anúncios no Marketplace;
- Usar a função Namoro;
- Criar e publicar em páginas;
- Conversar pelo Messenger, integrado ao app.
O que não pode ser feito no Facebook Lite?
O Facebook Lite é bem completo, mas ainda possui algumas limitações em relação à versão tradicional, como:
- Criar e usar figurinhas de avatar 3D;
- Publicar Stories com tela verde ou Boomerang;
- Acessar a função de compras e recursos relacionados a jogos;
- Criar publicações diretamente a partir de um GIF.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
-
Como excluir a conta do Facebook | Guia Prático
-
Como criar uma página no Facebook | Guia Prático
- Como desvincular o Instagram do Facebook | Guia Prático
VÍDEO: EXPLICANDO O ALGORITMO REDES SOCIAIS | Curiosidades | #shorts