Publicidade

Qual é a melhor assistente de voz? Youtuber tech compara

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Dezembro de 2022 às 11h26

Link copiado!

Prostock-studio/Envato
Prostock-studio/Envato

O youtuber de tecnologia Marques Brownlee publicou um vídeo no qual compara os principais assistentes virtuais das empresas e seu desempenho em smartphones. Google Assistente, Apple Siri, Samsung Bixby e Amazon Alexa foram analisados com base em critérios preestabelecidos.

O Google Assistente foi eleito o melhor assistente de voz do mercado pelo especialista, principalmente devido à sua precisão e funcionalidade geral. A inteligência artificial se destacou por executar ações de modo aprimorado em relação aos rivais, já que possui total integração com as tecnologias da empresa. Completando o pódio vêm Siri, na segunda posição, e Bixby, na terceira. A Alexa ficou em último lugar.

Continua após a publicidade

Brownlee disse que todas as quatro IAs são ótimas para apresentar definições, oferecer dados sobre o clima e executar tarefas básicas como definir um cronômetro — exceto a Siri, que não consegue fazer esse último. Os assistentes do Google e da Samsung se sobressaem em razão do elevado poder de controle do dispositivo, como fotografar ou iniciar uma gravação apenas com a voz.

A Bixby tem interações interessantes com a One UI na execução de tarefas que nenhum outro faz. O Google Assistente não fica muito para trás, já que oferece suporte para pesquisa em fotografias e a capacidade de reproduzir shows específicos em apps de streaming, como a Netflix.

Na disputa, o grande perdedor foi a Alexa, da Amazon, cujas atividades são bem mais restritas que os rivais. Embora tenha alguns dispositivos próprios, como caixas de som e aparelhos de leitura, a Amazon não tem um sistema operacional embarcado em celulares, o que reduz a capacidade de realização de tarefas da IA.

Maques Brownlee criticou a dificuldade da assistente em buscar respostas relevantes em notícias, incapacidade de interagir com certos aplicativos e modelos de conversa ruins. Ele disse que hoje a Alexa seria a pior opção de uso em um smartphone.

Continua após a publicidade

Qual é a melhor assistente de voz?

Embora os vídeos do canal de Brownlee tenham grande alcance — este das assistentes virtuais tem mais de 1,6 milhões de visualizações em apenas dois dias —, vale lembrar que se trata apenas de uma opinião. Todos os testes não foram feitos no Brasil e sim com os assistentes em inglês, o que pode gerar diferenças relevantes.

A melhor IA será sempre aquela que se adapta à sua necessidade, como os dispositivos compatíveis e a facilidade de configuração. Assistentes podem funcionar melhor em inglês e pior em português, ou vice-versa.

Continua após a publicidade

Quem possui mais aparelhos com suporte à Alexa, pode querer usar a solução da Amazon. Já para quem tem eletrônicos compatíveis com o HomeKit, a Siri pode ser a melhor maneira de controlar tudo. O importante é ter uma casa inteligente funcional, otimizada para as suas necessidades.

Melhorias à vista

Recentemente, o Google Assistente passou a oferecer apoio emocional a quem se sentir triste. Parte da iniciativa “Estou aqui para você”, a função disponibiliza um conjunto de respostas para auxiliar usuários em momentos de tristeza e solidão, explica o Google.

Já a Apple começou a trabalhar para simplificar o comando "Ei, Siri" no intuito de facilitar a interação com assistente virtual. A companhia pretende remover a necessidade de falar “Ei” para invocar a inteligência artificial.