Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As 9 melhores rotinas da Alexa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Outubro de 2022 às 10h30

Link copiado!

Rafael Damini/Canaltech
Rafael Damini/Canaltech
Tudo sobre Amazon

Se você está atrás das melhores rotinas da Alexa, então pode parar a sua busca por aqui. A assistente virtual da Amazon permite criar rotinas personalizadas para realizar tarefas antes de dormir, ao acordar ou quando for sair de casa, por exemplo.

Muita gente não sabe como criar rotina na Alexa, ou acha que é muito difícil. Na verdade, não é nada complexo para quem sabe lidar minimamente com o celular. É só descobrir quais são as melhores rotinas da Alexa e configurá-las pelo aplicativo: com tudo automatizado, a sua vida deve ficar bem mais fácil.

Quem não tiver dispositivo Alexa, como caixas de som da linha Echo ou televisores inteligentes, pode usar o app para Android ou iOS. A única diferença é que as rotinas ficarão atreladas ao dispositivo móvel — o que pode ser até melhor para configurar facilmente.

Continua após a publicidade

Como criar rotina na Alexa

  1. Baixe o aplicativo Alexa;
  2. Crie uma conta ou faça login;
  3. Configure o perfil e adicione os membros da família;
  4. Role a tela inicial até encontrar o botão "Criar Rotina";
  5. Pronto, agora é só escolher o que você deseja que a Alexa faça, como a data de início (e término, se for o caso), as ações desejadas.

As melhores rotinas da Alexa

9. Alexa, bom dia

A Amazon oferece a todos uma rotina chamada "Comece meu dia", que contém algumas ações padronizadas, tais como contar algo novo, falar da previsão do tempo e da situação do trânsito, bem como um resumo de notícias. Isso pode ser muito pouco para a maioria das pessoas, portanto é possível adicionar mais ações.

Você pode, por exemplo, configurar para desligar o ar-condicionado, abrir as persianas automatizadas ou acender a luz do quarto. Quando isso for feito, basta dizer "Alexa, comece o meu dia", "Alexa, bom dia" ou qualquer outro comando previamente configurado para iniciar as ações definidas.

8. Alexa, cheguei

Continua após a publicidade

Outra rotina muito útil é aquela quando você chega em casa após um dia cansativo de trabalho. O comando "Cheguei" é pré-configurado para dar um resumo das notícias do dia, assim você não precisa perder tempo lendo todos os sites e jornais, e começa a tocar músicas relaxantes.

Você também pode automatizar a rotina de esquentar água para tomar um chá ou acender as luzes da sala para não entrar no escuro. Como padrão, o comando vem configurado como "Alexa, cheguei", mas também pode ser alterado.

7. Alexa, hora do jantar

Essa é uma das melhores rotinas da Alexa, porque permite ter mais disciplina na hora da refeição noturna. Com a ativação "Hora do jantar", a assistente virtual vai configurar um alarme para avisá-lo no horário correto de comer, configurar os dispositivos para o modo não perturbe e tocará uma música mais leve para você jantar em paz.

Continua após a publicidade

6. Alexa, luzes ao pôr do sol

Uma das preocupações para quem tem casa ou apartamentos muito grandes é acender e apagar todas as luzes. Com a rotina "Luzes ao pôr do sol", a Alexa acenderá as luzes escolhidas diariamente quando o sol se pôr. É possível expandir essa rotina para também apagar as luzes quando o sol nascer, dispensando assim que você precise fazer isso manualmente.

5. Alexa, acalmar bebê

Essa rotina é maravilhosa para os papais e mamães com filhos ainda pequenos. O recurso "Acalmar bebê" é previamente configurado para ser ativado quando identificar um bebê chorando. Quando isso ocorre, o dispositivo configura o som para um volume baixo e começa a reproduzir canções de ninar.

Continua após a publicidade

Como o processo é automatizado, essa rotina da Alexa pode ajudar o bebê a ficar mais tranquilo até você se levantar para acalentá-lo. Se quiser, você pode substituir a canção de ninar por uma música que a criança goste ou até pelo som da sua voz.

4. Alexa, modo ronco

O ronco é uma das disfunções do sono mais comuns e um claro indicativo de que alguém pegou no sono. Com a rotina "Apagar as luzes com um ronco", a Alexa pode tomar algumas atitudes para evitar que você durma a noite inteira com a luz acesa. Se quiser, é possível acrescentar a opção de desligar a TV também, assim o usuário não precisará acordar de madrugada para fazê-lo.

3. Alexa, hora das crianças dormirem

Continua após a publicidade

Uma das maiores dificuldades para os pais e responsáveis é a hora de colocar as crianças para dormir. Por sorte, existe uma rotina da Alexa que pode agilizar esse processo e evitar maiores desgastes.

Você pode configurar um horário específico no qual a assistente dirá que horas são e dará um prazo de 30 minutos para as crianças se deitarem. Tudo isso pode ser feito com alarmes e avisos em voz alta, inclusive com a possibilidade de bloquear o acesso a celular e outros dispositivos em caso de descumprimento.

2. Alexa, lembre-me de beber água

Uma das rotinas mais inusitadas e interessantes permite configurar a detecção de tosse. Com isso, a Alexa oferece uma rotina capaz de recomendar que você beba água sempre que escutar a sua tosse. É possível inserir alarmes, caso queira, para reforçar a mensagem ou definir alguns períodos do dia para ser lembrado de se hidratar.

Continua após a publicidade

1. Alexa, coleta de lixo

Não, a Alexa não vai coletar o lixo da sua casa, mas ela pode ser uma aliada nessa tarefa. Com a rotina "Dia da coleta de lixo", as pessoas podem receber um aviso para lembrarem de colocar o lixo para fora. Você pode, se quiser, marcar dias diferentes se a coleta de itens recicláveis e não-recicláveis for feita em datas alternadas.

Automatização das rotinas da Alexa é vida

Continua após a publicidade

Caso nunca tenha experimentado a automatização das rotinas da Alexa, essa matéria é um belo convite. Pode parecer meio confuso no início, mas você verá o quanto é simples quando começar a usar.

A melhor parte é que nem é preciso ter dispositivos inteligentes para usar o recurso, já que muitos rodam no próprio celular, em veículos ou televisores. É claro que se houver uma casa conectada, o aproveitamento será ainda melhor, mas não é necessário para desfrutar das vantagens.

Vale lembrar que a assistente virtual é de propriedade da Amazon, logo há várias integrações com os serviços da companhia, como o Amazon Prime e o Amazon Music Unlimited. Recentemente, os desenvolvedores introduziram o chamado modo "Anéis do Poder", que traz um conjunto predefinido de rotinas para quando você quer assistir à série de sucesso do streaming.