Publicidade

Apple deve simplificar comando "Ei, Siri" para interagir com assistente virtual

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Novembro de 2022 às 11h09

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

A Apple quer simplificar o comando de acionamento da Siri, segundo o analista e repórter da Bloomberg Mark Gurman. A companhia pretende remover a necessidade de falar “Ei”, de “Ei, Siri”, para invocar a assistente virtual.

Se implementado, os comandos de voz com a Siri serão bem parecidos com a Alexa, da Amazon, em que só é necessário chamá-la pelo nome para acioná-la.

Continua após a publicidade

“Embora isso possa parecer uma pequena mudança, fazer a troca é um desafio técnico que requer uma quantidade significativa de treinamento em IA e trabalho de engenharia subjacente”, comentou Gurman. “A complexidade envolve Siri conseguir entender a frase singular “Siri” em vários sotaques e dialetos diferentes”, acrescentou.

Ao reduzir a quantidade de palavras para iniciar a interação com o assistente, a Apple precisa refinar ainda mais o sistema de detecção de comandos da Siri. “Ter duas palavras — “Ei, Siri” — aumenta a probabilidade de o sistema captar o sinal corretamente”, pontuou Gurman. Sem essa palavra, o assistente precisará ser ainda mais sensível às variações de sotaques na pronúncia do nome.

Siri mais rápida

Simplificar o comando de acionamento da assistente virtual também gera impactos positivos em usabilidade. A interação reduzida ao nome da Siri torna comandos de voz mais naturais, como se acontecesse numa conversa simples.

Continua após a publicidade

Contudo, para evitar que isso se torne um problema, a Apple também precisará investir em mecanismos para evitar acionamentos acidentais, especialmente quando são anunciadas palavras com fonemas semelhantes.

O analista afirma que a mudança deve acontecer somente entre 2023 e 2024, então haveria bastante tempo para o desenvolvimento.

Google foi além

Continua após a publicidade

Tornar o acionamento mais simples é um passo importante para eliminar a barreira entre assistentes virtuais e a rotina do usuário. Enquanto a Amazon e a Apple ainda recorrem à frase de acionamento, o Google já conseguiu eliminá-la totalmente para comandos específicos.

No ecossistema do Google, a funcionalidade ainda é bem limitada — e, sim, tem suas implicações em privacidade também. Lá, o recurso se chama “Quick Phrases” (“Frases rápidas”, em português) e funciona exclusivamente no celular Android para tarefas banais, como interromper alarmes ou atender e rejeitar chamadas.