Publicidade

Por que as novidades da Siri atrasaram? Apple explica

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Captura de tela/Clara Pitanga
Captura de tela/Clara Pitanga
Tudo sobre Apple

Quem esperava novidades da Siri na WWDC teve uma ducha de água fria: a Apple priorizou outros recursos de IA no lugar da assistente de voz. De acordo com o vice-presidente sênior de engenharia de software da empresa, Craig Federighi, a ferramenta ainda não foi liberada porque não está confiável o suficiente.

Em entrevista para o canal do YouTube iJustine, Federighi destacou que a versão da Siri com IA generativa não atingiu os níveis de qualidade dentro do tempo esperado, o que resultou no atraso do lançamento. 

“[Os recursos da Siri] funcionavam internamente, mas não funcionavam suficientemente bem. Quando você tem uma experiência como pedir para a Siri fazer algo, ou isso vira algo em que você pode confiar totalmente, ou se torna algo que você não vai usar no final. E não conseguimos adotar a abordagem que estávamos pensando para o nível de qualidade no prazo que inicialmente pensávamos. Por isso, continuamos a desenvolver isso”, explicou Federighi.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O mesmo tema foi abordado em entrevista para o site Wall Street Journal durante o evento. Novamente, o executivo mencionou a dificuldade em atingir os padrões de qualidade desejados e a falta de confiabilidade, mas destacou que o conteúdo apresentado na WWDC do ano passado trazia o software em funcionamento. 

“Queríamos que fosse confiável e não conseguimos atingir esse nível de confiabilidade no tempo que pensamos”, comentou. 

Além disso, Craig Federighi destacou que não existem opções confiáveis de IAs para automação nos dispositivos no mercado. “Quando se trata de funções de automação em dispositivos de uma forma confiável, ninguém está fazendo muito bem agora”.

O que aconteceu com a Siri?

A Apple anunciou uma nova geração da Siri com base em IA generativa durante a WWDC do ano passado. A assistente seria capaz de entender o contexto na tela do aparelho e executar funções em mais de um aplicativo ao mesmo tempo.

Porém, a novidade não apareceu durante o lançamento do Apple Intelligence, em 2024, e deve chegar apenas nos próximos anos. 

Confira todos os lançamentos da WWDC:

Continua após a publicidade

VÍDEO: os destaques da WWDC25