iPadOS 26 traz design do Mac com barra de menus e novos recursos de IA
Por Marcelo Fischer Salvatico • Editado por Bruno De Blasi | •

A Apple oficializou o iPadOS 26 nesta segunda-feira (9), durante a WWDC 2025. Com experiência similar ao Mac, a atualização garante uma barra de menus e terá melhorias no uso dos aplicativos em janelas, além de novos recursos de inteligência artificial garantidos pelo Apple Intelligence.
- iOS 26, Apple Intelligence e mais: 7 lançamentos da WWDC 25
- Review iPhone 16e | O celular “baratinho” da Apple faz sentido?
O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (9), durante a WWDC, principal conferência da Apple para anúncio de novidades. O VP de Engenharia de Software da Big Tech, Craig Federighi, classificou o iPadOS 26 como “maior lançamento para iPadOS de todos”.
Entre os destaques, está o novo menu para aplicativos na parte superior da tela, que facilita a busca por comandos e ferramentas, como nos computadores, e sem ter que acessar outras telas. Os desenvolvedores também podem customizar os painéis em seus próprios softwares.
Outra novidade que aproxima o sistema do iPad ao do Mac é a forma como o usuário pode visualizar os aplicativos. Agora, é possível organizar os apps abertos em janelas, com direito a botões para minimizar, maximizar e fechar os programas.
Acompanhe a WWDC 2025 no Canaltech:
- Apple Intelligence leva tradução ao vivo ao iPhone e IA para exercícios
- iOS 26 terá visual novo, IA offline nos apps e mais; veja as novidades
- watchOS 26 é oficial com IA para exercícios e app de anotações
- Quais iPhones vão atualizar para o iOS 26? Veja a lista
- macOS Tahoe traz atividades ao vivo, novo visual e busca poderosa
- macOS 26 limita ainda mais as atualizações para Macs com Intel
- tvOS 26 traz perfis para ninguém ver suas séries por engano e karaokê
- AirPods agora controlam a câmera do iPhone; confira os modelos compatíveis
- Primeiro beta do iOS 26 é liberado para iPhone; veja quem pode instalar
- iOS 26, macOS 26 e mais padronizam design e nome de sistemas da Apple
Novo design da Apple
O novo padrão de design da Apple, o Liquid Glass, estará no iPadOS 26. Os elementos da interface agora são translúcidos, e interagem e refletem em tempo real ao que acontece na tela e aos movimentos do usuário.
Segundo a companhia, o design torna a experiência no iPad mais expressiva e agradável, e mantém a familiaridade do usuário com o sistema operacional do tablet.
O Liquid Glass torna os movimentos e animações mais dinâmicos e traz maior atenção aos elementos que as pessoas mais se importam, de acordo com a Apple.
Os ícones da tela inicial, a tela de bloqueio e a Central de Controle estão todos mais personalizáveis, com a opção de aplicar diferentes temas e cores.
Novidades de Apple Intelligence
A inteligência artificial presente nos dispositivos da Apple está mais potente e com mais integrações no iPadOS 26.
Entre as novidades, estão o uso do Apple Intelligence para tradução nos aplicativos de comunicação. No app Mensagens, as novas mensagens recebidas poderão vir já traduzidas para um idioma selecionado pelo usuário.
Já no FaceTime, haverá a tradução simultânea do que é falado em formato de legendas, geradas ao vivo enquanto alguém fala. E, durante uma ligação tradicional, o usuário pode ativar a opção de ouvir uma voz com a tradução simultânea.
Para a criação e geração de imagens, o iPadOS 26 terá a opção de criar Genmojis a partir de outros emojis e descrições, e poderá editar atributos como o tamanho do cabelo, acessórios e expressões.
No Image Playground, haverá uma integração com o ChatGPT que permite ao usuário editar imagens com mais liberdade e criatividade, como por exemplo, mudar a foto utilizada para algum contato para o estilo de uma pintura óleo sobre a tela.
No iPad, o usuário também poderá criar atalhos com ações inteligentes utilizando mais ferramentas e com maior potência da IA.
Por exemplo, criar um atalho com o Apple Intelligence que compara a transcrição de áudio de uma aula com as anotações que a pessoa fez sobre a mesma aula, e pedir para que adicione algum ponto que esqueceu de anotar.
Outras novidades
Outra adição ao iPadOS que lembra o macOS é a reformulação do app Arquivos, com novas formas de gerenciar, acessar e editar os arquivos do tablet. Os usuários terão maior poder de customização e mais atalhos dentro do aplicativo.
O app “Preview” chegou ao iPad. Nele, é possível criar esboços rápidos, visualizar e editar PDFs e imagens usando a Apple Pencil ou pelo toque.
O iPadOS 26 dá aos dispositivos maior capacidade de realizar tarefas em segundo plano e mais opções de gravação de áudio, com o usuário podendo escolher diferentes microfones e configurações para diferentes apps.
Veja também:
- O que você precisa saber antes de comprar um iPad
- 4 motivos para não trocar de iPhone todo ano
- Agora você pode consertar seu próprio iPad quebrado sem levar na assistência
VÍDEO: Talvez a Apple não consiga se recuperar disso