Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pela 3ª vez, um app não Google passa de 5 bilhões de downloads na Play Store

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Maio de 2021 às 16h15

Link copiado!

Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash

O Facebook Messenger se tornou o terceiro aplicativo não pertencente ao Google a atingir a marca de 5 bilhões de downloads na Google Play Store. A gigante das redes sociais tem vários aplicativos que figuram na lista de mais populares no Android, mas o mensageiro é destaque porque oferece integração multiplataforma — e é obrigatório, se você usa o Facebook para papear com seus amigos.

Um dos pontos positivos do Messenger é a possibilidade de usá-lo mesmo com uma conta desativada no Facebook. Nos últimos meses, muita gente tem optado por baixar o aplicativo dedicado ao chat em vez de usar a versão integrada do app do Facebook. Isso porque ele é bem mais leve, tem alguns recursos extras e reduz o consumo de dados se comparado com o chat integrado.

Continua após a publicidade

Ademais, a recente integração entre o bate-papo do Facebook e do Instagram pode ter contribuído para impulsionar as transferências. Em vez de usar dois aplicativos distintos, o usuário só precisa do Messenger para conversar com contatos de ambas as redes sociais.

Segundo o site Android Police, apenas 14 aplicativos atingiram a marca de 5 bilhões de downloads na loja virtual: todos eles originais do Google, como YouTube, Maps e Gmail. O aplicativo principal do Facebook foi o primeiro a superar a marca em 2019, enquanto o WhatsApp alcançou o feito no início de 2020.

Aprimoramentos do Messenger

Nas últimas semanas, o Messenger passou por diversas melhorias para tornar-se um app de mensagem mais completo, o que pode ter ajudado no impulso aos downloads. O objetivo do Facebook parece querer torná-lo a sua plataforma principal de chat, o que o faria incorporar recursos do WhatsApp, como a criptografia de ponta a ponta, por exemplo, apesar de que isso não deve ocorrer em 2021.

Continua após a publicidade

Essa falta de um mecanismo mais sólido de segurança é um dos poucos fatores que pesam contra o sistema de chat. Hoje, ele é bem mais usado para quem deseja uma troca de mensagens casuais e descompromissadas, sem fins profissionais ou preocupação com privacidade — ele já foi acusado, inclusive, de ser o app com menos respeito a este requisito na App Store.

Por outro lado, os rivais Telegram e Signal, apesar de terem foco em privacidade, ainda possuem uma base de usuários bem reduzida no comparativo. Resta saber se o Facebook pretende bater de frente com eles ou vai se manter no atual rumo já traçado para o Messenger.