Facebook ainda considera integrar WhatsApp ao Messenger

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Abril de 2021 às 08h45
Rubens Eishima/Canaltech

Já faz um tempo desde que surgiram os primeiros rumores sobre a intenção do Facebook de integrar alguns serviços do WhatsApp com a rede social. Inclusive, essa foi uma das causas pela qual a empresa de Mark Zuckerberg precisou alterar a política de privacidade que gerou todo o bafafá dos últimos meses — e até uma migração considerável de usuários para o Telegram e para o Signal. Mesmo com as reações negativas e críticas, parece que a gigante das redes sociais não desistiu da ideia.

O desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi encontrou alguns indícios do código do WhatsApp no aplicativo Facebook Messenger para Android. A ideia parece ser transformar o app de mensagens mais popular do mundo em parte do Messenger, de modo similar ao que ocorreu com as mensagens diretas do Instagram. Assim, seria possível que alguém sem WhatsApp se comunicasse com quem possui conta no app.

Paluzzi "forçou" que o post dele no Twitter fosse reconhecido como uma conversa do WhatsApp. Isso ainda não prova uma conexão direta entre os dois aplicativos, mas revela que ainda há traços do código e ajuda a ter uma ideia de como deve funcionar quando o recurso estiver disponível.

Integração opcional

Segundo o site WABetaInfo, a vinculação será totalmente opcional e de modo progressivo, de forma similar ao que ocorreu com o vínculo Messenger-Instagram. Para não assustar o usuário, a equipe deverá trabalhar em formas de esclarer tudo. Quem não quiser, poderá manter desabilitada a conexão entre os sistemas para utilizá-los separadamente.

Messenger e Instagram já completaram a integração de chats (Imagem: Divulgação/Facebook)

Ontem, o Facebook anunciou a introdução de 10 novos recursos no Messenger para aprimorar a integração com os directs do Instagram. Caso prossiga na ideia, os desenvolvedores devem adicionar também novas funcionalidades para deixar ambas plataformas alinhadas.

O serviço de bate-papo também testa uma forma de se integrar ao Instagram. Recentemente, foram publicadas imagens que revelam a intenção de permitir que os chats recebam vídeos diretamente do Reels.

Você acha que a integração Messenger-WhatsApp seria positiva ou negativa? Dê a sua opinião no campo de comentários logo abaixo.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.