Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pasta protegida com senha do Google Fotos começa a chegar para todos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Dezembro de 2021 às 11h08

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Google Fotos começou a liberar o recurso de pasta protegida com senha para todos os usuários. Essa novidade era exclusiva para proprietários de celulares da linha Pixel, mas agora será oferecido a todos que utilizam o armazenamento em nuvem. O objetivo é oferecer uma cada extra de segurança para quem lida com dados sensíveis, fotos ou documentos que precisam ser resguardados com o máximo de proteção.

A pasta trancada pode ser configurada para abertura com a biometria da impressão digital ou o reconhecimento facial, caso o seu celular tenha suporte à tecnologia. Para usá-la é necessário selecionar os itens desejados, assim o arquivo deixará de ser exibido na biblioteca ampla e passará a ser alocado neste local privativo.

Continua após a publicidade

O acesso ao bloqueio por senha do Google Fotos pode ser acessado pelo seguinte caminho:

  • Passo 1: vá até a guia Biblioteca;
  • Passo 2: selecione Gerenciamento, no topo da tela;
  • Passo 3: role a tela até encontrar uma seção chamada Organização: você já vera o ícone do recurso;
  • Passo 4: depois é pressionar em "Primeiros Passos" e seguir as orientações do app

Todos os itens movidos para a pasta segura serão bloqueados para pessoas e aplicativos. Essa pasta retira os arquivos da nuvem para gravar no celular, portanto é necessário tomar cuidado após guardar documentos por lá — se você perder o telefone ou formatá-lo pode perder suas fotos e vídeos.

Neste momento inicial, pode ser que nem todos recebam a novidade, porque o Google tem por hábito liberar suas funcionalidades de modo gradual para evitar sobrecarga nos servidores. Se não aparecer para você, o jeito é aguardar mais alguns dias e garantir que seu app esteja atualizado.

Continua após a publicidade

Novidades no Google Fotos

A pasta trancada foi anunciada em maio de 2021, mas só começou a chegar de modo experimental em junho. Três meses depois, a companhia anunciou que acabaria com a exclusividade do Pixel e levaria essa adição para todos os usuários do Google Fotos no Android.

Nos últimos tempos, a companhia caprichou na adição de recursos com bastante regularidade para o aplicativo, como Memórias com fotos temáticas e datas comemorativas, novos widgets para o Android 12 (adaptados ao visual Material You) e uma interface aprimorada após feedbacks dos usuários.

Fonte: Android Police