Google anuncia pacotão de novidades que chegam ao Android ainda em 2021

Google anuncia pacotão de novidades que chegam ao Android ainda em 2021

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Dezembro de 2021 às 13h38
Reprodução/Google

Em mais uma leva de recursos novos para Android, o Google liberou novos widgets, funções inteligentes para família e mais comandos úteis para o Android Auto nesta quarta-feira (1°). O conjunto de novidades vai além da ampliação do catálogo do "misturador de figurinhas" do Gboard e da nova Memória para o Google Fotos, que junta cliques de datas comemorativas — tudo, porém, ainda não tem data para chegar.

Melhorias para o Android Auto

A atualização do Google torna o Android Auto ainda mais prático para o dia a dia. Para não atrasar viagens, o usuário poderá configurar o modo veicular para ser ativado assim que o celular é conectado ao carro, sem exigir nenhum passo extra.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para facilitar a comunicação durante viagens, agora o Android Auto exibe sugestões de mensagens para chats. As mensagens são geradas pelo Google Assistente com base no contexto do papo — em perguntas como "Onde você está?", uma das respostas provavelmente será "estou a caminho". As alternativas aparecem assim que a mensagem é vista no Android Auto, logo na parte de baixo da tela.

Por fim, foi adicionado ao Android Auto um botão “Play” mais proeminente na tela inicial, ideal para iniciar as playlists favoritas sem precisar perder tempo selecionando faixas no sistema. Em breve, também, usuários poderão pesquisar músicas em apps via comando de voz, tal qual fazem com o Google Assistente no celular.

Novos widgets para a tela principal

Para fechar o conjunto, o Google também reforçou os aplicativos da casa com complementos novos para a tela principal do celular. O Google Play Books e o YouTube Music foram alguns dos apps que receberam widgets novos, todos equipados com atalhos para facilitar o uso sem mesmo abri-los.

Neste mesmo quesito, também há um novo acessório para o Google Fotos — desta vez, para destacar fotos e vídeos de pets e pessoas queridas. O álbum inteligente da empresa puxa mídias da galeria automaticamente para compor o porta-retratos.

Avisos familiares pelo celular

A colaboração de uma família que divide o mesmo teto exige comunicação e uma das ferramentas mais úteis para isso é o Family Bell. A partir desta atualização, o recurso se torna ainda mais útil, permitindo que os chefes da casa não só criem avisos direcionados pelos aparelhos Google Nest, mas também pelo Android.

Além de tornar o processo mais fácil via celular, a adição também torna o recurso útil em casas não tão recheadas de caixas de som inteligentes. É só pegar o celular, preparar o aviso, escolher quem deve recebê-lo e pronto.

Permissões resetadas

Se você não usa um app por bastante tempo, teoricamente não há tanto interesse nele como antes — portanto, para quê manter as permissões nele? O pacote de novidades finalmente amplia a revogação automática de permissões em celulares com Android 6 em diante.

Para nenhuma das novidades, o Google deu data exata de liberação — todas elas chegam "em breve". Provavelmente, elas devem ser distribuída tanto pelos apps de serviços Google quanto pelo Google Play Services, a ferramenta nativa presente em todo celular Android moderno. Por agora, resta só esperar.

Fonte: Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.