Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novidade do Google Fotos ajudará a proteger aquelas fotos que ninguém pode ver

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Setembro de 2021 às 16h22

Link copiado!

Reprodução/Emoji Island
Reprodução/Emoji Island
Tudo sobre Google

Nesta quinta-feira (23), o Google prometeu que a “pasta secreta” do Google Fotos chegará para outros celulares Android além do Pixel. Antes exclusivo para a linha proprietária da marca, o recurso tira os arquivos do feed comum e os protege com um mecanismo de autenticação cadastrado no aparelho, incluindo biometria.

A função apareceu pela primeira vez em maio durante a Google I/O 2021. Na prática, a pasta protegida por senha do Google Fotos é bem parecida com a Pasta Secreta do Files, o gerenciador de arquivos da casa. Contudo, há uma diferença: a integração com o armazenamento em nuvem facilita um pouco as coisas para quem quer esconder mídias, tornando ocultos vídeos e fotos do backup assim que eles são trancados sob o recurso.

No Google Pixel, a função também permite tirar fotos e armazenar direto na pasta secreta, mas é provável que essa utilidade não seja disponibilizada para todos.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que a foto ou o vídeo armazenado na pasta protegida por senha não fica disponível no backup — ou seja, só pode ser visualizada pelo celular. Caso você perca o aparelho ou ele tenha algum problema na memória interna, o arquivo ficará preso para sempre, então é bom ter isso em mente na hora de guardar arquivos importantes.

Dá pra guardar de tudo

Pastas secretas são o lugar ideal para guardar registros com dados pessoais — documentos, cartões e boletos, por exemplo —, além de outros tipos de fotos que ninguém deve acessar com facilidade. Contando com o sumiço no feed do Google Fotos, a ferramenta permite que o usuário empreste o celular para outra pessoa sem se preocupar com o que ela pode encontrar ali dentro.

Continua após a publicidade

Quando aparecer, a pasta secreta ficará disponível em Biblioteca > Gerenciamento > Pasta Bloqueada, dentro do Google Fotos. Depois disso, o usuário pode partir para a galeria para mover os arquivos para o novo diretório.

Por enquanto, não se sabe exatamente quando a função será liberada para mais modelos. Sabe-se, porém, que a função chegará nos próximos meses para todos os dispositivos com Android 6 ou mais recente — o que inclui modelos lançados desde 2015. Portanto, vale ficar de olho em atualizações do app na Play Store.

Fonte: The Verge