Os piores apps do Google pelas avaliações da Play Store
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

O Google possui uma estrutura variada de aplicativos para o Android: muitos deles já são instalados na configuração de fábrica e a empresa disponibiliza diversas ferramentas específicas para o sistema operacional na Play Store. Alguns apps são indispensáveis no cotidiano das pessoas, como Chrome e YouTube, enquanto outros não conseguiram conquistar o público.
Quando os usuários estão insatisfeitos, podem responder com uma nota baixa ao aplicativo na Google Play Store. Assim, é possível descobrir quais são os piores apps desenvolvidos pela na visão da comunidade do Android.
Os 5 apps Google com as piores notas na Play Store
Confira os cinco aplicativos do Google com as piores avaliações da Play Store. A lista considera apenas ferramentas criadas para celulares e tablets Android e não inclui softwares para Android TV ou voltados para a configuração de aparelhos específicos, como Pixel Buds.
5. Câmera do Google
O app Câmera do Google é voltado em levar as funcionalidades de câmera para celulares mais antigos ou com menos recursos de hardware. No entanto, travamentos e a falta de novos recursos geram muitas queixas dos usuários na Play Store e a ferramenta tem dificuldades para competir contra apps nativos de câmera nas interfaces de Samsung e Xiaomi.
- Avaliação média: 3,9 de 5 em mais de 450 mil avaliações
- Número de downloads: não informado
4. Modo de leitura
O Modo de leitura é um recurso de acessibilidade para otimizar a leitura de páginas da web. Por ser um app nichado, tem menos downloads, mas não fez muito sucesso com quem já testou. Muitas reclamações envolvem a falta de opções para gerenciar o texto, como um comando para copiar e colar.
- Avaliação média: 3,6 de 6 em 1,8 mil avaliações
- Número de downloads: mais de 100 mil
3. Google Classroom
O Google Classroom foi elevado a um papel de protagonista no ensino remoto durante os períodos de pandemia da COVID-19 e não foi bem recebido por professores e alunos. A página do app na Play Store recebe críticas sobre a falta de personalização e erros de conexão no sistema.
- Avaliação média: 3,4 em 1,9 milhão de avaliações
- Downloads: mais de 100 milhões
2. Blogger
O Blogger foi deixado de lado pelo Google há muito tempo e a versão para Android chegou a ficar três anos sem receber uma atualização. Quem usa o app da plataforma para gerenciar blogs reclama da falta de recursos básicos e, na maioria das vezes, precisa recorrer ao computador para publicar ou editar um site.
- Avaliação média: 3,3 de 5 em 151 mil avaliações
- Número de downloads: mais de 10 milhões
1. Google Authenticator
O autenticador de acessos do Google já recebeu uma enxurrada de críticas por um problema comum: não era possível fazer backup dos códigos e recuperá-los após perder ou formatar o celular. Isso deixou muitos usuários na mão e, em algumas situações, só era possível retomar o acesso ao entrar em contato com cada plataforma salva.
No entanto, o Authenticator finalmente recebeu suporte ao backup na conta do Google em abril de 2023. Talvez a nota aumente um pouco no futuro, mas atualmente o app ocupa o posto de pior nota entre os apps do Google.
- Avaliação média: 3,2 de 5 em 449 mil avaliações
- Número de downloads: mais de 100 milhões
E os melhores?
As notas baixas não significam que o Google não faz um bom trabalho no desenvolvimento de seus apps. Muitas ferramentas são sucesso de downloads e ganham muitos elogios na Play Store — veja a lista com os cinco melhores.