Xbox Cloud Gaming vai chegar para TVs e monitores Samsung

Xbox Cloud Gaming vai chegar para TVs e monitores Samsung

Por Bruna Penilhas | 09 de Junho de 2022 às 09h00
Divulgação/Xbox

A Microsoft continua apostando firme no mercado de nuvem para games. Nesta quinta-feira (9), a empresa anunciou o próximo passo do Xbox Cloud Gaming, que atualmente permite que jogadores aproveitem games selecionados de Xbox em outros dispositivos, como celulares, via streaming, sem a necessidade de ter um console. O serviço será expandido e, a partir de 30 de junho, será possível acessar games via nuvem em TVs e monitores lançados pela Samsung em 2022.

A empresa não divulgou, no entanto, em quais países a novidade chegará primeiro. Atualmente, os jogadores brasileiros podem aproveitar os jogos compatíveis com Xbox Cloud Gaming via navegadores de internet, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, PC e dispositivos mobile.

Ainda não está claro quando o lançamento da novidade acontecerá no Brasil. (Imagem: Divulgação/Xbox)

Para acessar o serviço nos televisores e monitores Samsung, bastará ter o Xbox App instalado no aparelho e ser assinante do Game Pass Ultimate. Como a Microsoft mencionou compatibilidade com modelos de 2022 ou mais recentes, podemos supor que lançamentos mais antigos de TVs e monitores da Samsung, infelizmente, não serão compatíveis com o app do Xbox Cloud Gaming. Por outro lado, ainda existe a chance da Microsoft solucionar esse problema com um futuro acessório, semelhante ao Fire TV Stick ou Google Chromecast, dedicado à jogatina na nuvem em TVs e monitores.

Os jogadores que aproveitarem esta opção ainda poderão parear um controle Bluetooth com o Xbox App, sendo que o aplicativo oferecerá compatibilidade com joysticks do Xbox e também com o DualShock 4 e DualSense, do PlayStation, entre outros. Ainda haverá compatibilidade com headsets Bluetooth para o áudio dos jogos e chat de voz.

Xbox Cloud Gaming terá um app no hub de games dos modelos mais recentes de TVs e monitores da Samsung. (Imagem: Divulgação/Xbox)

Para utilizar o Xbox Cloud Gaming, você precisa ser assinante do Xbox Game Pass Ultimate, a versão mais cara do plano, que sai por R$ 44,99 por mês e também inclui acesso ao serviço no PC. Para rodar um jogo pelo streaming, basta entrar na página do serviço e procurar pelo ícone de nuvem em jogos compatíveis (alguns exigirão que você use um controle Bluetooth, por não serem compatíveis com comandos de tela sensível ao toque). Para que a experiência funcione adequadamente, é necessário ter uma conexão estável com a internet.

O catálogo do Xbox Cloud Gaming é atualizado com frequência e, atualmente, conta com jogos como Halo Infinite, Doom Eternal, Unpacking, Hades, Gears 5, Forza Horizon 5, entre outros.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.