Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo widget do Gmail com visual Material You já está disponível

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Novembro de 2021 às 14h42

Link copiado!

Reprodução: Kon Karampelas/Unsplash
Reprodução: Kon Karampelas/Unsplash

Mais um widget que segue o design Material You desembarcou no Android 12 nesta terça-feira (17). A versão de número 2021.10.31 do app introduz uma versão modernizada da caixa de entrada “portátil” da tela inicial — mais colorida, versátil e padronizada com os demais complementos do ecossistema Google.

Com o widget na tela principal, mensagens da caixa de entrada e opções básicas do Gmail estão sempre à mão. Nele, usuários podem consultar os recebidos (e seus respectivos assuntos) sem precisar abrir o aplicativo.

Continua após a publicidade

Quanto maior a proporção do widget do Gmail na tela inicial, mais funções ficam disponíveis para o usuário: em versão reduzida, a caixa exibe as mensagens e há um botão para redigir um novo e-mail; quando maior, o complemento recebe o botão de arquivar cada recebido; no tamanho máximo, o recurso recebe botões adicionais para as ferramentas de comunicação do app, incluindo o chat, os grupos e o acesso às videochamadas do Meet.

O widget do Gmail segue padrões visuais bem conhecidos da Material You: cantos arredondados, cartões para destacar diferentes botões e, principalmente, Cores Dinâmicas. O tom predominante do papel de parede colore o complemento com grande destaque, exceto em um dos modelos em que é tomado pela cor preta.

Nem Android antigo deve ficar de fora

Continua após a publicidade

Considerando que o Gmail renovado com Material You também chegou para versões antigas do Android, o mesmo deve acontecer com o widget recém-lançado — isso pode demorar um pouco, porém. Neste caso, usuários teriam que se contentar com as cores padrões do complemento, uma vez que as Cores Dinâmicas são parte exclusiva do Android 12.

Recentemente, o aplicativo do Gmail para iOS também recebeu um widget retrabalhado. No sistema da Apple, porém, o complemento é um pouco mais enxuto em funcionalidades.

A novidade deve estar sendo distribuída gradativamente entre usuários, então existe a chance de não ter aparecido no seu aparelho ainda. De toda forma, é bom verificar se o Gmail está devidamente atualizado na Play Store.

Fonte: 9to5Google