Veja como é o novo visual do Gmail com design Material You no Android 12

Veja como é o novo visual do Gmail com design Material You no Android 12

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Setembro de 2021 às 15h08
Reprodução/Google

Com o lançamento do Android 12 batendo à porta, as pessoas já começam a receber versões modificadas dos aplicativos inspirados no novo design Material You. Hoje foi o dia do Gmail oferecer suporte a temas dinâmicos e alinhados ao visual do sistema operacional. O site XDA-Developers relatou que um desenvolvedor atualizou o app para a versão 2021.08.24.394054613 e notou o imediato ajuste das cores dinâmicas.

O plano de fundo, os botões, as guias e a barra de pesquisa do app do Gmail passaram a usar cores relacionadas ao papel de parede do celular, como é possível conferir no print de tela a seguir:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Essa evolução foi percebida em um telefone Pixel 5 com o beta 4 do Android 12. Outros testes realizados pelo site, em um Pixel 3 XL, não resultaram no novo ajuste, mesmo com a versão do aplicativo Gmail atualizada. Isso pode significar duas coisas: uma liberação escalonada, com preferência para dispositivos mais modernos, ou uma fase de testes com um pequeno grupo aleatório.

Material You

O Material You é uma linguagem de design anunciada na conferência Google I/O deste ano que deixará a aparência de aplicativos mais uniforme. A ideia é combinar as cores do papel de parede do celular para replicar essas tonalidades nos demais locais, como widgets, configurações e aplicativos de terceiros. Para que isso ocorra, contudo, cada desenvolvedor precisa ajustar seu programa para oferecer suporte ao tema dinâmico.

Por enquanto, o que se sabe é que o gerenciador de e-mails mais popular do Google já está pronto para rodar funcionalmente no Android 12. Será que outras aplicações clássicas vão passar pelo mesmo processo nos próximos dias? Fique ligado no Canaltech para não perder nada.

Fonte: XDA-Developers  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.