Publicidade

Nova opção ao Windows? Android deve ganhar versão para computadores

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Denny Müller/Unsplash
Denny Müller/Unsplash

Os computadores podem ganhar mais uma opção além do Windows, macOS e do Linux. Isso porque o Android, sistema operacional desenvolvido pelo Google, pode se tornar compatíveis com PCs que tenham chips Snapdragon.

As informações foram reveladas pelo analista conhecido como Jukan em seu perfil no X (antigo Twitter). Na publicação, ele indica que a Qualcomm testa o Android 16 na linha Snapdragon X, usada em notebooks com arquitetura ARM.

A postagem mostra referências ao Android 16 em um repositório interno da Qualcomm, com códigos que mencionam diferentes processadores Snapdragon: X, X Plus e X Elite — todos projetados para notebooks.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essas informações sugerem que o sistema operacional do Google pode ganhar uma adaptação para funcionar também em computadores, além de celulares e tablets. Os registros mencionam ainda componentes de áudio, câmera, Bluetooth e visão computacional.

Apesar dos dados compartilhados por Jukan, nem o Google nem a Qualcomm confirmaram oficialmente o desenvolvimento ou lançamento de notebooks com Android.

Novas possibilidades para as fabricantes

A chegada do suporte do Android aos chips da série Snapdragon X pode abrir caminho para que fabricantes como Samsung, Asus e Xiaomi lancem notebooks com o sistema do Google, ampliando as possibilidades além do Windows e do Linux.

No entanto, não há qualquer previsão de lançamento de computadores com o Android no mercado.

Leia mais: 

VÍDEO: O que significa "AI PC"? É só hype?

Continua após a publicidade

Fonte: Jukan/X