Publicidade

Navegador da Samsung testa novidades "inspiradas" em Safari, Chrome e Firefox

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Novembro de 2021 às 12h37

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung
Tudo sobre Samsung

O navegador da Samsung para Android experimenta funções que podem deixá-lo ainda melhor — e com um temperinho de riveis como Safari, Chrome e Firefox. A versão 16.0.2 do beta do app implementou um “modo foco” e, para felicidade dos acumuladores de abas, a função de agrupamento de guias, bem no estilo dos principais navegadores do mercado.

Fora o nome diferentão, o “modo foco” é só uma posição nova para a barra de endereços que, pasme, fica no jeitinho que a Apple incluiu no Safari do iOS 15 e que o Firefox tem já há algum tempo — na parte inferior da tela. A ideia é facilitar o acesso ao gerenciamento de guias e ao endereço do site no uso do celular com uma mão só, o que até faz sentido, mas pode gerar um estranhamento nos usuários.

Continua após a publicidade

O agrupamento de guias é o recurso que você provavelmente já conhece e os colecionadores de abas amam: a função permite colocar várias páginas em pastas, divididas por assuntos ou importância e evitar que elas se acumulem infinitamente na grade. Navegadores como Chrome, Edge e Safari, já contam com o recurso há algum tempo.

Para acompanhar o segmento no quesito segurança, o Samsung Internet também incluirá um modo “somente HTTPS”, que nele se chama “Upgrade website to HTTPS” (“melhorar site para HTTPS”, em tradução livre). Como o nome sugere, a função tenta estabelecer conexões com páginas web no protocolo criptografado, atualmente bem popular pela web — essa é outra novidade "inspirada" em rivais como Chrome e Firefox.

Na prática, isso não muda muita coisa na experiência do usuário comum que acessa as páginas mais modernas, mas eventualmente pode levar o usuário a encontrar um aviso de segurança em sites mais antigos.

Continua após a publicidade

Aprimoramentos para celulares dobráveis

Há melhorias interessantes, também, para telas dobráveis — importantíssimas para a Samsung, já que ela lidera esse segmento. A compilação de testes também adiciona suporte para a Device Posture API, um conjunto de ferramentas para desenvolvedores que permite identificar a posição do celular e, claro, da tela — quando o celular está “meio dobrado” imitando um notebook, por exemplo.

Essa adição facilita a implementação de comportamentos únicos para páginas web em celulares dobráveis. Contudo, tudo depende do interesse dos desenvolvedores, então resta saber se a função fará barulho o suficiente para atrair a atenção dos programadores.

E se engana quem acha que o Samsung Internet só pode ser baixado em celulares da Samsung. Dá para fazer o download e até ser um testador da plataforma a partir de qualquer Android, basta encontrar no app na Play Store. O Samsung Internet é um forte competidor no mercado de navegadores mobile, principalmente por ter uma interface limpa e uma série de recursos nativos ausentes até no Chrome.

Continua após a publicidade

Fonte: Samsung