Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome 95 chega com novo visual Material You, pagamentos seguros e muito mais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2021 às 13h37

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O evento de lançamento do Pixel 6 e a chegada do Android 12 foram destaques em todo o mundo, mas outra novidade também foi anunciada e não pode passar despercebida: o Chrome 95. A partir de agora, o Google passará a atualizar seu navegador em ciclos de quatro semanas, em vez das seis tradicionais, o que deve oferecer menos recursos a cada atualização, mas uma rotina aprimorada de adições constantes.

A primeira novidade é o desembarque oficial do design visual Material You de forma completa e como padrão para usuários do navegador no Android 12. Antes, isso era algo restrito a testadores e era preciso ativar alguns sinalizadores para o desfrute das mudanças.

Continua após a publicidade

O navegador agora chega com o esquema de cores inspirados no papel de parede, mais tonalidades, além de ícones e barras arredondados. Embora não tenha sido confirmado, é bem provável que outros aparelhos, mesmo os que ainda não foram agraciados com o novo sistema operacional, também obtenham suporte a aparência completa.

Mais segurança em pagamentos

Com os crimes virtuais mais em alta, o Google tem buscado formas de entregar mais proteção para evitar a ação de bandidos no roubo de dados ou interceptação de transações. Por isso, a empresa adicionou uma extensão de pagamento ao WebAuthn que exige uma confirmação bancária prévia antes da conclusão de solicitações de pagamento feitas por lojas online.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores explicaram se tratar de uma experiência já planejada por instituições bancárias em muitas regiões e deve começar a ganhar corpo internacionalmente a partir de agora. No exemplo mostrado, o usuário precisaria usar sua impressão digital para confirmar a transação, algo bastante plausível para quem tem notebooks com essa tecnologia de reconhecimento, mas distante para a maioria dos desktops.

De qualquer forma, como depende dos bancos para implantação, é provável que a novidade ainda leve algum tempo para ser plenamente acessível a todos os computadores.

Ferramenta conta-gotas

Uma ferramenta bastante usada no Photoshop e no Corel Draw é o conta-gotas, pois permite reproduzir a exata cor desejada de uma imagem com base na captura dos pixels. Agora, o Chrome para desktop contará com uma API chamada EyeDropper que fará exatamente isso: permitir que apps usem a opção para construir seletores de cores personalizadas.

Continua após a publicidade

Essas cores poderão ser exportadas para outros apps ou usadas em aplicações da web no próprio navegador, de modo integrado e sem depender de soluções externas alternativas. Como é uma ferramenta voltada para terceiros, possivelmente ainda não será possível usar o conta-gotas como um recurso nativo do navegador, embora isso possa ocorrer futuramente.

Seletor de aplicativos da web

Os webapps permanecem em alta e cada vez mais utilizados pelo usuário, razão pela qual o Chrome permitirá que essas soluções se registrem como manipuladores de URL para permitir o uso de soluções alternativas para executar determinados arquivos. Isso é algo que já existia de uma forma similar no Android, mas que chega agora para desktop com objetivo de impulsionar o uso e facilitar a seleção dos programas.

Continua após a publicidade

Essa possibilidade estava em testes desde o Chrome 93 e já foi implementado no Microsoft Edge há algum tempo, portanto não é surpresa ela ter chegado neste momento — por enquanto, deve ser algo mais voltado para os desenvolvedores, mas será possível ver a aplicação futura em breve.

Salvar grupos de guias

A organização de guias é uma funcionalidade em constante aprimoramento, porque ajuda na produtividade da navegação. O Chrome 95 para desktop adicionou a opção de salvar grupos de guias para uso posterior, o que evitará a necessidade de acessar o histórico de navegação ou reconstruir manualmente as abas antigas fechadas há mais tempo.

Continua após a publicidade

Por enquanto, isso não será algo nativo e será preciso ativar o sinalizador chrome://flags/#tab-groups-save para funcionar. Mesmo assim, é uma baita evolução que provavelmente será liberada para todos em algum momento nas próximas semanas.

Houve ainda algumas outras adições menores e com menor impacto na experiência do usuário, tais como: a possibilidade de salvar capturas de tela com a rolagem da tela no navegador (ainda precisa ser ativada com o sinalizador chrome:flags/#scroll-capture) e as mudanças no acesso a arquivos para sites ou aplicativos da web que permitem o upload deles.

Outra novidade foi o banimento definitivo do protocolo FTP, algo que já havia se iniciado com o fim do suporte no Chrome 88, mas que só se concretizou agora com a remoção total dos códigos existentes no navegador.

O novo Chrome 95 já está disponível e pode ser atualizado para quem usa versões anteriores. Os novos usuários podem baixar a versão mais recente diretamente no site do Google.

Continua após a publicidade

Fonte: GoogleAndroid Police