Publicidade

Firefox 93 chega com economia de memória RAM e downloads seguros

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Outubro de 2021 às 08h52

Link copiado!

Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

O novíssimo Firefox 93 chegou com recursos focados, mais uma vez, em segurança, na estabilidade da navegação e alguns utilitários para o usuário. A versão estável incorpora diversos experimentos do beta e introduz algumas promessas anteriores, como a compatibilidade com um novo tipo de imagem, mais robustez na edição de PDF e restrição a downloads de arquivos potencialmente perigosos.

AVIF e PDF otimizado

O navegador agora tem suporte ao formato de imagem AVIF, um tipo de arquivo equiparável ao JPEG em termos de qualidade, mas livre de royalties e com tamanho bastante reduzido. Isso era esperado desde a versão 92, mas só chegou agora para possibilitar a exibição deste tipo de imagem nas páginas — você pode testar se seu navegador atual tem suporte ao AVIF neste site.

Continua após a publicidade

Já o leitor de PDF do Firefox foi otimizado para ter compatibilidade aprimorada a sistema de preenchimento, com mais campos para formulários baseados em XFA, usados por órgãos governamentais, empresas e bancos.

Mais segurança nos downloads

No aspecto segurança, o navegador passou a bloquear qualquer download de conexões com sites não seguros (sem criptografia), com objetivo de evitar arquivos maliciosos ou que colocam sua máquina em risco — antes, o usuário recebia um alerta e deveria decidir se manteria a transferência ou a suspenderia.

Continua após a publicidade

Essa opção, embora não recomendada, pode ser desativada nas configurações do Firefox. É só digitar about:config na barra de endereços, pesquisar por dom.block_download_insecure e marcar a opção "FALSE". Veja abaixo:

Melhorias para o Linux

Houve várias correções de bugs, em especial para quem o utiliza no Linux com o aplicativo leitor de tela Orca do Ubuntu. Algumas falhas de som, incluindo um problema de distorção dos microfones em aplicativos WebRTC foram solucionados.

Continua após a publicidade

Se você utiliza o Firefox num servidor gráfico Wayland, deve se beneficiar de uma implementação alternativa da área de transferência assíncrona. Segundo o próprio Firefox, este recurso, adicionado de forma experimental anteriormente, agora foi corrigido para evitar os bugs ocorridos nas compilações anteriores.

Redução no consumo de RAM e guias adormecidas

No Windows, o Firefox 93 deve colocar em modo de espera algumas guias sem acesso na última hora para preservar o uso de memória RAM e impedir o travamento do navegador — algo que já havia sido antecipado pelo Canaltech. O programa usa métricas próprias para construir uma pontuação de desempenho para cada guia em execução: quando nota a falta de memória, a que tiver pontuação mais alta será posta em espera.

Continua após a publicidade

Ao entrar nesse modo de hibernação, o site continuará aberto, mas a navegação será suspensa de imediato. Quando a guia for clicada novamente, a navegação será retomada e outra página colocada em espera, se necessário. É um recurso que lembra bastante uma adição recente do Google Chrome, mas que chega agora ao navegador da Mozilla como um alívio para máquinas menos parrudas.

O Firefox 93 é construído sobre código aberto é gratuito em todas as plataformas: Windows, Linux, macOS e Android. Se já tem alguma versão anterior, basta abrir o app, clicar no menu de três traços, selecionar "Ajuda" e depois pressionar em "Sobre o Firefox".

Fonte: Mozilla