Guia anônima do Chrome para Android está prestes a se tornar mais segura

Guia anônima do Chrome para Android está prestes a se tornar mais segura

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Agosto de 2021 às 13h13
Igor Almenara/Canaltech

O Chrome 92 introduziu no app para iOS um mecanismo que trava as guias anônimas mediante a inserção de senha ou da Face ID. A novidade, apesar de ter certa utilidade para todos, não está disponível no Android — mas isso pode estar prestes a mudar.

De acordo com códigos novos no Chromium Gerrit, o repositório do Google, um recurso experimental chamado “Incognito Reauthentication” (algo como “reautenticação da navegação anônima” em português) estaria a caminho da versão para Android. “Quando ativada [no menu chrome://flags], uma nova opção apareceria em Configurações > Privacidade e Segurança para habilitar a reautenticação de acesso a guias anônimas já abertas”, descreve a função.

Proteção para guias anônimas tem suporte ao FaceID no iOS, mas no Android se apoiaria na biometria (Imagem: Reprodução/Google)

Disponível, mas sem funcionar

Como sempre, o Chrome Canary (uma das versões mais antecipadas do app) é o primeiro a receber o recurso. Lá, a reautenticação pode ser encontrada na opção #incognito-reauthentication-for-android, mas nada acontece quando é ativada — partes importantes ainda devem estar pendentes, portanto.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Da mesma forma, serão os testadores do Canary a experimentar primeiroa novidade. A versão beta deve ganhar a função logo em seguida, para só depois ela ser encaminhada ao público geral. Vale lembrar, porém, que o Google pode mudar de ideia e nunca tirar a reautenticação para navegação anônima do papel — embora seja pouco provável.

Fonte: XDA Developers, Chromium Gerrit

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.