Mosaic | A história do navegador que revolucionou a internet
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco | •
O Mosaic foi um dos primeiros navegadores para a internet e teve um papel fundamental no desenvolvimento da web. Ele foi responsável por apresentar vários recursos que hoje são comuns na internet, além de mostrar como a navegação podia ser mais acessível e agradável aos usuários.
- Mozilla 20 anos | Uma breve história do projeto que inovou a web
- Internet Explorer 25 anos: um clássico que gostaríamos de esquecer
Quando foi lançado, em 1993, as opções disponíveis eram pouco práticas e careciam de ferramentas para atrair um público amplo. Além disso, ele era mais fácil de instalar e rodava melhor nos computadores que a maioria das pessoas usava na época.
Quem criou o Mosaic?
O Mosaic foi criado por uma equipe de desenvolvedores liderada por Marc Andreessen e Eric Bina, da National Center for Supercomputing Applications (NCSA), na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos.
A equipe começou a trabalhar no navegador em dezembro de 1992, após ter sido inspirada por uma demonstração do ViolaWWW — o primeiro a oferecer suporte a scripts e folhas de estilo.
Com o auxílio de um financiamento do governo, o grupo criou o Mosaic com novas ferramentas de navegação que mudaram para sempre a história da web. A versão inicial foi lançada para o sistema Unix em abril de 1993, enquanto as versões para Windows e Mac chegaram nos meses seguintes.
Por que o Mosaic revolucionou a internet?
O Mosaic foi o primeiro navegador a exibir imagens incorporadas ao texto e oferecer hiperlinks clicáveis para ir para outras páginas, além de incluir botões de navegação e salvar lista de favoritos.
Os navegadores anteriores ao Mosaic apresentavam ícones para fazer o download de imagens, que eram visualizadas através de aplicativos auxiliares. Já para abrir um link, os usuários tinham que copiar números de referência apresentados nos sites e digitá-los no campo de URL. Eles também não tinham recursos de navegação como rolagem e os botões "voltar", "avançar" ou "atualizar", agora padrões.
O "pai" do Netscape
Ainda no ano de 1993, Marc Andreessen saiu da NCSA para fundar a Mosaic Communications Corporation, empresa que logo foi rebatizada como Netscape. Em outubro de 1994, a nova companhia apresentou o seu navegador homônimo com melhorias significativas em relação ao Mosaic.
A popularidade do Netscape a partir de 1995 marcou o início do fim do navegador pioneiro da web. No final de 1997, o Mosaic já havia perdido a maior parte de sua base de usuários para concorrentes mais modernos e teve a sua última versão lançada naquele ano.
O Netscape deu continuidade ao legado do Mosaic e contribuiu para o “boom” da internet nos anos 1990. Ele teve um papel importante no aprimoramento de tecnologias para a web, como o JavaScript, a utilização de cookies e a aposta no uso de navegação em guias.
Após o Netscape perder espaço para concorrentes como o Internet Explorer da Microsoft, o seu código-fonte foi aberto ao público em 1998 e deu origem a outro clássico da internet: o Projeto Mozilla. Essa iniciativa aproveitou a base do Netscape para criar a sua versão de navegador em código aberto chamado Mozilla. Essa é a origem do atual Firefox, que também serviu e serve de base para o desenvolvimento de outros navegadores.
Para conhecer mais sobre a história da web, veja também qual é a origem do nome dos navegadores da internet.