Publicidade

Qual é a origem do nome dos navegadores de internet?

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 21 de Janeiro de 2020 às 16h00

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Os navegadores de internet fazem parte de nossa rotina e são usados por uma quantidade enorme de pessoas todos os dias, seja para trabalhar, estudar ou simplesmente se divertir. O que muita gente talvez nunca tenha se perguntado, embora seja uma curiosidade interessante, é qual a origem do nome de cada uma dessas ferramentas tão indispensáveis para nossa vida. Conheça cada uma delas logo a seguir:

Origem do nome dos navegadores de Internet

Internet Explorer

Continua após a publicidade

Esse é, provavelmente, o navegador mais famoso e mais criticado da história da internet. Embora ele já não seja tão usado desde o surgimento do Microsoft Edge, a origem do nome Internet Explorer é bem interessante: ela data do ano de 1995, onde a internet era praticamente “tudo mato”, e muitos usuários corajosos ainda estavam desbravando todos os territórios desta tecnologia. É justamente daí que vem o nome “Explorer”, já que ele remete a “explorar”.

Google Chrome

Esse é um dos navegadores mais utilizados atualmente, mas a origem de seu nome não é tão óbvia quanto a do primeiro. Isso porque o termo “Chrome” teve origem na paixão por carros de um designer da Google, que ouviu a palavra e a associou instantaneamente a veículos velozes - uma maneira criativa de dizer que o navegador é rápido. Aparentemente, a ideia deu certo.

Continua após a publicidade

Firefox

O navegador pertence a fundação Mozilla - cujo nome teve origem em um código interno da empresa. A princípio, o navegador tinha tudo para ser batizado como Phoenix, mas seu nome foi trocado devido a problemas com direitos autorais. A próxima opção era Firebird, mas o nome também não podia ser usado pelo mesmo motivo.

Continua após a publicidade

Foi então que a fundação decidiu intitular seu projeto de Firefox. Desde então, o panda vermelho (sim, o logo do Firefox não é uma raposa) não parou mais de fazer sucesso.

Safari

A origem do nome do navegador da Apple está em uma associação com as diferentes versões de sistema operacional adotado pelos desenvolvedores em cada modelo - como Lion, Tiger, Panther e Snow Leopard, todos animais. A partir disso, o nome Safari passou a ser visto como uma boa opção para definir uma ferramenta que podia lidar com todos esses bichos diferentes.

Continua após a publicidade

Opera

Já, quando pensamos sobre a origem do nome Opera, nada próximo do óbvio vem à nossa mente, o que prova a criatividade dos desenvolvedores. Isso porque o termo ópera remete a algo erudita e de qualidade - o que era o ideal em mente dos desenvolvedores. Simples, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Microsoft Edge

A origem do nome do navegador substituto do Internet Explorer está no código usado para seu desenvolvimento: o EdgeHTML, que funcionou de 2014 até 2019. Em 2020, a Microsoft passou a usar o código-fonte Chromium, que resultou no mesmo mecanismo do Google Chrome, porém com alguns aprimoramentos.

Continua após a publicidade

E você, já conhecia algumas das origens dos nomes desses navegadores? Conte pra gente nos comentários.