Publicidade

Mozilla 20 anos | Uma breve história do projeto que inovou a web

Por| 28 de Fevereiro de 2018 às 14h46

Link copiado!

Reprodução: Mozilla
Reprodução: Mozilla
Tudo sobre Mozilla

Quando se lê ou ouve a palavra Mozilla, logo se imagina o famoso navegador da raposinha batizado de Firefox. Mas a Mozilla é muito mais do que isso.

Criada em 1998 por membros da Netscape, a Mozilla surgiu como uma organização sem fins lucrativos e hoje (28) completa 20 anos de uma enorme contribuição para com a comunidade global da internet.

Projeto Mozilla

Tudo começou com o projeto Mozilla, com o objetivo de oferecer ao usuário uma alternativa a outros serviços, desenvolvendo grandes inovações para a web.

Continua após a publicidade

Naquele ano, a Mozilla lançou o código-fonte da suite do navegador Netscape para que milhares de programadores em todo o mundo pudessem esbanjar criatividade. Logo no primeiro ano de história, o projeto havia recebido a contribuição de diversos membros da comunidade, criando novos recursos e aprimorando os que já existiam.

Foi quando estes membros decidiram expandir o objetivo inicial do projeto para criar variedades de navegadores, novas ferramentas de desenvolvimento, além de, claro, outros projetos.

Mozilla 1.0

Continua após a publicidade

O Mozilla 1.0 foi a primeira grande versão a ser disponibilizada, sendo lançada apenas em 2002. No pacote, o navegador apresentava, além de melhorias no navegador, um cliente de e-mail e outras aplicações. Mas, infelizmente, não eram muitas pessoas que o estavam utilizando e não foi neste ano que a organização chegou aos seus dias de glória.

Firebird > Phoenix > Firefox

Inicialmente batizado de Firebird e depois de Phoenix, o navegador da Mozilla ainda não havia conquistado os usuários do Internet Explorer, que ainda atingia 90% das pessoas conectadas – que nem imaginavam as novas experiências que o projeto oferecia.

Continua após a publicidade

Após receber o novo nome (finalmente o nosso conhecido Firefox) a Mozilla continou liberando o seu software juntamente com o serviço de email Thunderbird (que está na ativa até hoje), lançado em 2004.

O ano de 2004 também ficou conhecido pelo lançamento do Firefox 1.0 que, finalmente, se tornou um grande sucesso em menos de um ano, alcançando a marca de mais de 100 milhões de downloads.

A Mozilla se tornou tão admirada que recebeu um grande apoio de seus colaboradores, no mesmo ano, que investiram na divulgação do navegador com um anúncio de duas páginas inteiras no New York Times.

Continua após a publicidade

A comunidade global do Firefox também ajudou a traduzir o navegador para 70 idiomas, se tornando, então, disponível para mais de 90% da população do mundo todo. Desde então, o Firefox vem trazendo novas atualizações, competindo de frente com grandes concorrentes, como o Chrome, da Google.

Agora que você já conhece a história, vamos ressaltar alguns dos produtos que a Mozilla tem a nos oferecer?

Variedade de navegadores

Continua após a publicidade

A Mozilla disponibiliza versões de seu navegador para diferentes plataformas; veja quais são:

  • Firefox Quantum - Disponível para Windows, Mac e Linux, o Firefox agora é 2 vezes mais rápido, 30% mais leve e mais privativo;
  • Firefox mobile - Disponível para smartphones e tablets Android ou iOS, também conta com complementos, pesquisas inteligentes e proteção contra rastreamento;
  • Firefox Focus - Criado tanto para iOS quando Android, este navegador funciona com foco na privacidade, com proteção contra rastreamento e bloqueio de conteúdo;
  • Firefox Rocket - Disponível apenas na Indonésia, inicialmente, ele foi desenvolvido para acelerar a navegação, com foco na economia de dados;
  • Firefox para o Fire TV - Esta versão do Firefox está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos do Fire TV, dispositivo da Amazon que transforma TV's comuns em Smart TVs.

Webmaker

Desenvolvido para Android e para a web, o app Webmaker é direcionado aos desenvolvedores interessados em criar conteúdo para dispositivos móveis, seguindo a lógica de criação da Mozilla, há 20 anos.

Continua após a publicidade

Thimble

O Thimble é nada menos do que um editor de códigos online para que o desenvolvedor possa criar e publicar as suas próprias páginas da web, aprendendo mais sobre HTML, CSS e JavaScript.

Thunderbird

O serviço de e-mails Thunderbird chegou junto com o Firefox e permanece firme e forte até hoje.

Continua após a publicidade

Inovações

A Mozilla acredita que a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada vão mudar o futuro da interação web, trazendo experiências únicas e que, em breve, serão fundamentais.

Por isso, a organização lançou o projeto Mozilla VR para desenvolvedores, além de uma ferramenta de Realidade Aumentada exclusiva para o iOS.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis na página inicial do Mozilla VR.

Continua após a publicidade

20 anos de sucesso

Hoje, a Mozilla é dividida entre a Mozilla Foundation (organização sem fins lucrativos que mantém softwares e projetos ativos para a comunidade) e a Mozilla Corporation, subsidiária lucrativa responsável pela promoção de produtos como o Firefox e o Thunderbird.

Os projetos citados acima são só algumas das iniciativas da comunidade da Mozilla que, há 20 anos, mudou a forma de viver a internet.