Publicidade

Navegador da Microsoft ganha versão estável para Linux pela 1ª vez na história

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Outubro de 2021 às 11h31

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Que dia histórico para a Microsoft! A gigante do software liberou a versão estável no navegador Edge para sistemas Linux, a primeira vez que isso ocorre desde a sua fundação. Embora seja um fato marcante, isso não chega a ser exatamente uma surpresa, tendo em vista a aproximação recente da companhia com sistema operacional de código aberto.

A Microsoft não fez um anúncio oficial sobre a versão estável do Edge no Linux, mas distribuiu o pacote mais recente com o rótulo "microsoft-edge-stable-95.0.1020.38-1.x86_64.rpm", conforme divulgado pela Naked Security. O navegador estava em fase de testes por meio do Canal Dev desde outubro de 2020 e no Canal Beta desde maio de 2021, com o desembarque final agora, em outubro de 2021.

Continua após a publicidade

Essa adição deve oferecer uma opção extra e bem-vinda para usuários do Linux, que agora terão o navegador baseado no Chromium liberado para si, o que deve melhorar a compatibilidade de sites da web. Como a plataforma do Google tem a maior fatia de participação do mercado, muitos sites são otimizados para rodar em programas construídos sobre essa fundação — embora dê para rodar o Chromium nas distros, o Edge traz bem mais recursos úteis.

É bastante comum no Linux ter vários navegadores simultâneos, pois isso permite manter sessões distintas com guias específicas carregadas em cada uma. Isso possibilita, por exemplo, acessar duas ou três contas do Google ao mesmo tempo, abrir vários perfis em mídias sociais ou rodar múltiplos serviços na web.

O rito de atualização do Edge no Linux deve seguir o mesmo padrão do Windows, com compilações liberadas para desenvolvedores e testadores beta antes do lançamento estável. Por enquanto, a página da Microsoft só menciona as versões Beta e Dev para download no momento, portanto será preciso aguardar mais um pouco para baixá-lo pelo site.

Continua após a publicidade

Fonte: Sophos