Publicidade

Ubuntu 21.10 já está disponível para download; confira as novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Outubro de 2021 às 14h43

Link copiado!

Reprodução/OMGUbuntu
Reprodução/OMGUbuntu

A espera finalmente acabou e o Ubuntu 21.10 já está disponível para download. Após seis meses de ajustes e correções, a popular distro chega com Linux 5.13, GNOME 40, PulseAudio 15, Firefox distribuívo via Snap como padrão e um novíssimo tema GTK.

A 35ª versão do Ubuntu contará com nove meses de atualizações de segurança, correções críticas e atualizações de software, além de permitir a migração para o Ubuntu 22.04 LTS, previsto para abril e cujo suporte será de cinco anos. O sistema teve a primeira beta liberada em 23 de setembro e desde então correu para implementar todas as mudanças necessárias para a estabilidade do sistema.

Continua após a publicidade

A primeira grande novidade é a inclusão do GNOME 40 como o ambiente de área de trabalho padrão, com a introdução de um alternador entre a área de trabalho horizontal e um iniciador de apps, além de novos gestos compatíveis no touchpad para quem usa o motor gráfico Wayland. Você deve notar também o papel de parede com o  indri, uma espécie de lêmure que vive na África, ao fundo e um visual menos estilizado do que os mascotes anteriores.

Renovação de apps

O Ubuntu 21.10 ainda vem com o Ubuntu Dock na esquerda, mas agora traz um divisor para diferenciar aplicativos em execução dos fixados e um miniaplicativo da lixeira (o ícone dela foi finalmente removido do desktop). Ainda sobre a área de trabalho, ela traz um conjunto de refinamentos para entregar uma experiência aprimorada ao usuário, como ajustes nas configurações, um painel de exibição de configurações de Wi-Fi com redes já conectadas anteriormente e várias reformulações de apps.

Continua após a publicidade

Será possível se beneficiar das novidades introduzidas pelo kernel 5.13: melhor áudio Bluetooth com o PulseAudio 15 e a versão atualizada do Thunderbird 91, que conta com um novo assistente de configuração e recursos de calendário melhorados. Ainda nessa linha, o Firefox via Snap passa a ser um programa padrão da distribuição e, embora ainda seja compatível com recursos da versão antiga do repositório, conta com velhos problemas como a falta de suporte a extensões GNOME.

O programa Agenda passa a ser capaz de lidar com arquivos ICS, amplamente utilizados por softwares de calendários, e o Nautilus começa a oferecer suporte a extração de arquivos zipados protegidos por senha.

Confira uma lista com os principais recursos do Ubuntu 21.10:

  • GNOME 40 redesenhado
  • Novos gestos do touchpad
  • Recursos de gerenciador de arquivos, incluindo extração de ZIP protegido por senha
  • Aplicativo Firefox Snap por padrão
  • LibreOffice 7.2
  • Nftables é o backend padrão para o firewall
  • Tema Yaru light tornou-se o padrão
  • Wayland foi disponibilizado para usuários que usam drivers NVIDIA de código fechado
Continua após a publicidade

O Ubuntu 21.10 está disponível para transferência como uma imagem de 64 bits para ser gravada em um pendrive, cartão SD, DVD ou para uso em emuladores de máquina virtual. O sistema tem 3,12 GB de tamanho e também pode ser atualizado dentro do próprio Ubuntu para quem já é usuário regular, embora esta opção ainda não seja liberada para todos.

Fonte: OMG Ubuntu, Ubuntu