Ubuntu 21.10 já está disponível para download; confira as novidades
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A espera finalmente acabou e o Ubuntu 21.10 já está disponível para download. Após seis meses de ajustes e correções, a popular distro chega com Linux 5.13, GNOME 40, PulseAudio 15, Firefox distribuívo via Snap como padrão e um novíssimo tema GTK.
- Linux 5.14 é lançado em clima de celebração; confira as principais novidades
- Ubuntu 14.04 e 16.04 têm suporte oficial estendido para 10 anos
- Linux Mint 20.2 chega com visual aprimorado e novos apps
A 35ª versão do Ubuntu contará com nove meses de atualizações de segurança, correções críticas e atualizações de software, além de permitir a migração para o Ubuntu 22.04 LTS, previsto para abril e cujo suporte será de cinco anos. O sistema teve a primeira beta liberada em 23 de setembro e desde então correu para implementar todas as mudanças necessárias para a estabilidade do sistema.
A primeira grande novidade é a inclusão do GNOME 40 como o ambiente de área de trabalho padrão, com a introdução de um alternador entre a área de trabalho horizontal e um iniciador de apps, além de novos gestos compatíveis no touchpad para quem usa o motor gráfico Wayland. Você deve notar também o papel de parede com o indri, uma espécie de lêmure que vive na África, ao fundo e um visual menos estilizado do que os mascotes anteriores.
Renovação de apps
O Ubuntu 21.10 ainda vem com o Ubuntu Dock na esquerda, mas agora traz um divisor para diferenciar aplicativos em execução dos fixados e um miniaplicativo da lixeira (o ícone dela foi finalmente removido do desktop). Ainda sobre a área de trabalho, ela traz um conjunto de refinamentos para entregar uma experiência aprimorada ao usuário, como ajustes nas configurações, um painel de exibição de configurações de Wi-Fi com redes já conectadas anteriormente e várias reformulações de apps.
Será possível se beneficiar das novidades introduzidas pelo kernel 5.13: melhor áudio Bluetooth com o PulseAudio 15 e a versão atualizada do Thunderbird 91, que conta com um novo assistente de configuração e recursos de calendário melhorados. Ainda nessa linha, o Firefox via Snap passa a ser um programa padrão da distribuição e, embora ainda seja compatível com recursos da versão antiga do repositório, conta com velhos problemas como a falta de suporte a extensões GNOME.
O programa Agenda passa a ser capaz de lidar com arquivos ICS, amplamente utilizados por softwares de calendários, e o Nautilus começa a oferecer suporte a extração de arquivos zipados protegidos por senha.
Confira uma lista com os principais recursos do Ubuntu 21.10:
- GNOME 40 redesenhado
- Novos gestos do touchpad
- Recursos de gerenciador de arquivos, incluindo extração de ZIP protegido por senha
- Aplicativo Firefox Snap por padrão
- LibreOffice 7.2
- Nftables é o backend padrão para o firewall
- Tema Yaru light tornou-se o padrão
- Wayland foi disponibilizado para usuários que usam drivers NVIDIA de código fechado
O Ubuntu 21.10 está disponível para transferência como uma imagem de 64 bits para ser gravada em um pendrive, cartão SD, DVD ou para uso em emuladores de máquina virtual. O sistema tem 3,12 GB de tamanho e também pode ser atualizado dentro do próprio Ubuntu para quem já é usuário regular, embora esta opção ainda não seja liberada para todos.
Fonte: OMG Ubuntu, Ubuntu