Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge desbanca Firefox e vira o 3º navegador mais popular do mundo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Julho de 2021 às 10h55

Link copiado!

Microsoft
Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A corrida entre navegadores continua aquecida — ao menos, na disputa pela terceira posição. Em junho, mais uma vez, aconteceu uma virada: o Microsoft Edge assumiu o pódio no lugar do Firefox, mesmo que superando o concorrente por margem bem pequena.

O navegador nativo do Windows 10 tomou 3,4% de fatia do mercado em junho, enquanto o rival acumulou somente 3,29% no mesmo período, apontam os dados do site StatCounter. Os dois encaram uma disputa acirrada pela terceira posição, limitados à competição nas casas decimais.

Continua após a publicidade

Por ser uma briga apertada, pouco dá para identificar qual razão faz um sobrepor o outro neste segmento. Atualizações e grandes novidades são o bastante para mudar o cenário e colocar um novo concorrente logo atrás do Safari, segundo navegador mais popular, com 18,34%.

O Chrome segue inabalável. Em junho, o programa do Google continuou em sua liderança absoluta, com o total de 65,27% de fatia do mercado. Em maio, ele registrava 64,75% do todo, então, houve um leve crescimento.

Como está o cenário no computador?

Quando se trata apenas do desktop, a diferença é mais evidente. O Edge acumula 8,1%, enquanto o Firefox soma apenas 7,17%. O Opera vem em seguida, com 2,47%. A liderança ainda está nas mãos do Google Chrome (68,76%), seguido do Safari, com apenas 9,7%.

Continua após a publicidade

Navegadores mais usados do Brasil

Na corrida nacional, o Firefox (2,49%) ganha apenas do Internet Explorer entre as grandes marcas. A terceira posição é garantida ao Microsoft Edge por 3,54%, que fica um pouco acima do Opera (3,21%), o quarto colocado.

Continua após a publicidade

O Safari tem menos presença no país na comparação com a média mundial — apenas 6,66% do total de usuários. O Google Chrome é ainda mais vitorioso, possuindo 80,32% de fatia do mercado.

Ficou surpreso pela guinada do Edge? Qual navegador você usa no seu computador/celular? Conte para o Canaltech com um comentário, logo abaixo, ou através das redes sociais.

Fonte: StatCounter