Publicidade

Microsoft Edge amplia vantagem sobre o Firefox e se consolida no pódio

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Microsoft Edge se distancia um pouquinho mais do seu principal concorrente no momento, o Firefox, segundo os registros mais recentes do site StatCounter. O navegador nativo do Windows segue mais um mês com singelo crescimento como terceiro colocado na disputa entre navegadores, tornando a tarefa de superá-lo ainda mais complicada para o programa da Mozilla.

Enquanto o Google Chrome segue inabalável no topo do gráfico, seguido pelo Safari, da Apple, Edge e Firefox digladiam pela terceira posição há meses. Ambos os navegadores alternam no pódio em uma disputa baseada nos décimos (ou centésimos) de pontos percentuais de fatias de mercado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Contudo, o Microsoft Edge parece ter dado uma arrancada significativa nessa corrida no último mês. De setembro para outubro, o navegador subiu seu domínio de mercado de 3,77% para 3,99%, enquanto o Firefox não registrou crescimento (nem diminuição) significativa em popularidade — em setembro, o Navegador da Raposa controlava 3,67% do segmento; em outubro, o valor caiu para 3,66%.

É bem complicado mensurar o que ocasionou essa subida mais significativa do Edge sobre o Firefox, mas dá para dar alguns palpites: a presença nativa do navegador no Windows 11 certamente teve uma forte influência sobre os números em outubro, mês em que o sistema operacional foi lançado para o público geral.

Em termos de funcionalidades inéditas, nenhum dos dois navegadores implementou algo tão relevante para justificar o distanciamento — e talvez isso justifique a estabilidade do domínio do Firefox. Embora a diferença seja bem pequena entre os dois, a vantagem obtida pelo app da Microsoft levaria alguns meses para ser superada pela Mozilla se seguir o ritmo tradicional.

Mercado de navegadores mobile é mais estável

Na visão geral, a disputa entre o Firefox e o Edge é intensa, mas no mercado mobile ambos não têm presença significativa. Nesse contexto, o Chrome ainda reina ao lado do Safari, mas o terceiro colocado é, de forma constante nos últimos 12 meses, o Samsung Internet, navegador nativo dos smartphones da fabricante sul-coreana.

Vale lembrar que recentemente o app da Samsung começou a testar recursos importantíssimos para manter a relevância entre os concorrentes maiores, como o agrupamento de guias e a navegação exclusivamente com protocolo HTTPS. De certa forma, as adições devem ajudar a preservar a relevância do navegador no segmento por mais algum tempo.

Fonte: StatCounter