Publicidade

Microsoft completa 50 anos e anuncia capacitação em IA em comemoração

Por  | 

Compartilhe:
Salvatore De Lellis/Pexels
Salvatore De Lellis/Pexels
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft completa 50 anos de existência nesta sexta-feira (4). Durante a comemoração, a companhia responsável pelo Windows, Xbox, MSN e outros sucessos relembrou marcos históricos de meio século de operação e anunciou o AI Skills Fest, com 50 dias de aprendizado para apoiar na capacitação de habilidades em inteligência artificial (IA).

O aniversário celebra a fundação da empresa, em 4 de abril de 1975, pelos amigos de infância Bill Gates e Paul Allen, após terem se inspirado na capa da revista da revista Popular Electronics, que destacava o Altair 8800.

De lá para cá, a empresa trouxe diversos marcos para o mundo dos computadores. Além do MS-DOS, a Microsoft apresentou a primeira versão do Windows em 1985.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mais tarde, a empresa fez história com o lançamento do Windows 95, em 1995, o primeiro com o clássico menu Iniciar. De lá para cá, outras versões inesquecíveis foram lançadas, como o Windows XP.

A empresa também se destacou nos últimos anos em outras frentes de negócios, como o pacote Office, que agrega o Word, Excel e PowerPoint, além do Xbox, serviço de computação em nuvem Azure, o chatbot com IA Copilot e muito mais. O MSN Messenger foi outro marco da empresa, bastante popular entre os brasileiros nos anos 2000.

Por outro lado, a história da empresa não gira apenas em torno de sucessos. É o caso do Internet Explorer, que foi a porta de entrada para muitas pessoas na web, mas que “encerrou” a carreira com muitas críticas por problemas de segurança e de compatibilidade.

A Microsoft também empreendeu um ingresso no mercado de celulares com o Windows Phone, que chamou a atenção por ser oferecer uma interface exclusiva em relação ao Android e iOS. O sistema, porém, não ganhou popularidade e foi descontinuado em 2019.

O Windows ME, considerado a pior versão da história pelos travamentos e bugs, é outro produto da Microsoft que não decolou.

AI Skills Fest

Continua após a publicidade

Em meio às celebrações, a Microsoft anunciou o AI Skills Fest, uma iniciativa de capacitação em IA que vai liberar 50 dias de aprendizado online para aprimorar as habilidades em relação à tecnologia.

Segundo a companhia, para participar, os usuários devem escolher o perfil adequado ao seu nível de conhecimento e selecionar um idioma. Depois, é só acessar os treinamentos sobre o uso de inteligência artificial e praticar.

O evento começa em 8 de abril e terá duração de 50 dias. Para participar, basta acessar o site da Microsoft (aiskillsfest.event.microsoft.com).

Confira outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Matar o Windows Phone foi um ERRO da Microsoft (e o que Apple e Snapdragon tem a ver com isso)