Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Relembre os sons de inicialização do Windows | Todas as versões

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Março de 2024 às 17h20

Link copiado!

Windows/Unsplash
Windows/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

Os sons de inicialização de versões mais antigas do Windows são uma grande memória afetiva na vida de muitas pessoas. É o caso do áudio do Windows 95 e principalmente do Windows XP, que marcaram gerações inteiras. Relembre agora como era a música de abertura de cada versão que contou com esse recurso.

Windows 3.1 (1992)

Lançado em 1992, o Windows 3.1 foi o primeiro sistema da Microsoft a trazer o som de inicialização ativado como padrão. Ao contrário dos lançamentos posteriores, o áudio é bem simples e dura pouquíssimos segundos.

Continua após a publicidade

Windows 95 (1995)

Grande evolução para a época, o Windows 95 marca a estreia do menu Iniciar e traz uma história bem interessante sobre o seu som de inicialização: a participação do músico, compositor e produtor musical britânico Brian Eno em sua criação.

Windows 98 (1998)

O Windows 98 deu sequência ao sucesso do Windows 95 e já entrou em cena em um mundo onde a internet era realidade para muitas pessoas. Diferentemente do antecessor, o som de inicialização do sistema é mais genérico e menos marcante.

Windows ME (2000)

Continua após a publicidade

Considerada a pior versão da história devido aos travamentos repentinos e demais problemas, o Windows ME também teve o seu próprio seu próprio som de inicialização que marcou “a chegada do novo milênio”.

Windows XP (2001)

O Windows XP vive nos corações de muitas pessoas até hoje. Não à toa, o som de inicialização do sistema operacional é inconfundível e, se você utilizou o software nos anos 2000, só de ouvi-lo já traz de volta a memória da barra de tarefas azul e o campo esverdeado como papel de parede.

Continua após a publicidade

Windows Vista, 7, 8, 8.1 e 10

O Windows Vista (2007) e 7 (2009) surgiram com visuais completamente renovados em relação ao Windows XP, cheio de efeitos especiais de transparência e afins. 

Logo depois veio o Windows 8 (2012) e 8.1 (2013), com a interface Metro inspirada no finado Windows Phone, e o Windows 10 (2015), que retornou à área de trabalho com a barra de tarefas como sempre foi.

Continua após a publicidade

Em comum, as cinco versões compartilharam o mesmo som de inicialização, com uma pegada mais simples em relação às gerações anteriores.

Windows 11 (2011)

A versão mais recente do sistema operacional da Microsoft é o Windows 11, que centralizou a barra de tarefas e trouxe uma série de mudanças visuais. O sistema também marca a entrada da empresa na era da inteligência artificial, com suporte nativo ao Copilot. O seu som de inicialização, no entanto, é ainda mais tímido que os demais.

Continua após a publicidade

E as demais versões?

A Microsoft lançou outras versões além dos Windows 3.1, 95, 98, ME, XP, Vista, 7, 8, 8.1, 10 e 11, porém voltadas para o público corporativo. É o caso da série Windows Server, Windows 2000 ou até dos primeiros Windows NT. Outras edições inacabadas do sistema operacional também se popularizaram entre os fãs, como o Windows Longhorn.

Confira uma coletânea com a inicialização de todos os lançamentos da marca a partir de 1985:

Continua após a publicidade

Veja também qual o tamanho em disco de cada versão do Windows.